Seminário apresenta vantagens dos serviços
para as PME’s
Mostrar às pequenas e médias empresas (PME’s) que “as mais valias estão nos serviços dados aos clientes quando estes adquirem os produtos”, é um dos principais objectivos de um seminário que hoje se realizou na Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal. “Orientação para os Serviços no Sector da Produção” é um projecto no âmbito do 5º Programa Quadro na área da pesquisa e do desenvolvimento, que é o principal instrumento para o financiamento de projectos de pesquisa e desenvolvimento na Europa.
A conferência, organizada pelo Centro de Empresas e de Inovação de Setúbal (Ceiset), teve por objectivo “sensibilizar os gestores com vista à concepção de uma abordagem metodológica para o apoio ao desenvolvimento de serviços no sector da produção”, referiu Agostinho Medroa do Ceiset. Na próxima sexta-feira será uma nova apresentação em Sines e na próxima semana, também na Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal, irão ter lugar workshops, onde serão “trocadas impressões” entre os responsáveis das empresas, de forma também, a serem “trocadas ideias”, afirma Agostinho Medroa.
A terceira parte do projecto, que teve início com o levantamento de práticas nas empresas através de questionários, tem por objectivo fazer a apresentação de resultados à União Europeia. Desta forma irão ser “dadas sugestões de forma a União Europeia dar sistemas de apoio para as empresas terem mais ofertas de serviços”, refere Agostinho Medroa. No próximo mês de Março será feita a conferência final, onde serão apresentados os resultados de todo o projecto e do qual também faz parte a apresentação do 6º Programa Quadro.
Durante a conferência de hoje, intitulada “Desenvolvimento de Serviços nas Empresas de Indústria”, foi feita uma apresentação pelo professor Duarte Xara Brasil, que explicou “as vantagens e a importância dos serviços para as pequenas e médias empresas”. Para o professor os workshops que se seguem vão “trazer grandes benefícios de forma a introduzir conceitos nas empresas através de uma análise da empresa”.