Pinhal Novo comemora aniversários
A vila do Pinhal Novo está comemorar o 75º Aniversário da Freguesia e o 15º de Elevação a Vila. “Conseguir o desenvolvimento sustentado” da freguesia é um dos grandes desafios a que se propõe o presidente da Junta de Freguesia. Para Álvaro Amaro, “não é preciso que Pinhal Novo tenha o estatuto de cidade no papel”, até porque na vila existe a “vivência de uma pequena cidade que respira o campo”.
O Pinhal Novo está numa “posição estratégica”, refere o presidente da junta, adiantando que na vila “já se vive um ambiente citadino”. Quanto à elevação a concelho, Álvaro Amaro diz que “há que unir forças politicas e continuar a trabalhar”, tanto os “investidores, como a população e autarquias”, para que o Pinhal Novo se torne “autónomo”. Mas, agora há ainda que “esperar pela lei que altera o quadro de novos municípios”, para que este “passo gigante, que esta terra merece, se concretize”, diz o presidente da Junta.
Durante a sessão solene que deu inicio às comemorações, “a presidente da Câmara referiu que o Pinhal Novo não sendo sede de concelho, tem um número de estruturas muito elevado”, contou o presidente de junta ao “Setúbal na Rede”. Álvaro Amaro quer que o Pinhal Novo seja elevado a concelho, por “mérito próprio, e que cresça de um modo ordenado e sustentado”.
O presidente da Junta de Freguesia afirma estar “muito satisfeito” com a inauguração do novo troço ferroviário no local, já que são acessibilidades que vão “proporcionar melhores condições aos habitantes”, mas refere também que “não basta só trazer mais gente sem investir”. A Administração Central tem que “acompanhar o esforço que tem sido feito pela Câmara e pela própria Junta”, afirma Álvaro Amaro, dando como exemplo, “construções e renovações na área da saúde, e a implementação de finanças e de cartório na vila”. A construção de um “novo posto da GNR” é também necessário, e Álvaro Amaro diz não compreender porque é que este “não faz ainda parte dos planos do Governo”, na medida em que a Câmara de Palmela já “dou um terreno para o efeito”.
As comemorações estão a decorrer desde a passada sexta-feira e, vão decorrer até ao próximo dia 21 de Março. As iniciativas a decorrer durante este período são muitas e é “difícil dizer qual o ponto mais alto da comemoração”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia ao “Setúbal na Rede”.
Durante a sessão solene foi feito o lançamento do 6º volume da Colecção Origens e Destinos – “Encontro de Poetas Populares de Pinhal Novo”, que surgiu de realização do 1º Encontros de Poetas de Pinhal Novo. Na altura foi também celebrado um protocolo com a autarquia, que visa “trazer para um arquivo municipal, o espólio documental da vila”, explica Álvaro Amaro. A junta vai assim passar a ter uma sala de arquivo para que, “os investigadores e interessados possam consultar tudo acerca do Pinhal Novo”.
Desde o teatro ao folclore passando pela disputa da Taça Alberto Valente em futebol juvenil, são algumas das iniciativas que vão decorrer durante as comemorações em Pinhal Novo. Fazem ainda parte das iniciativas para assinalar a data, o passeio Ciclo Turista, organizado pelo Clube Desportivo Pinhalnovense, concertos com grupos musicais típicos e a plantação de 100 pinheiros junto ao Mercado Municipal, uma plantação que vai ser feita pelos jovens estudantes.