TAS estreia “A Orquestra” no Teatro de Bolso
O Teatro de Animação de Setúbal (TAS) estreia hoje, no Teatro de Bolso, a peça “A Orquestra” de Jean Anouilh. Trata-se de uma “comédia especial” de “humor negro”, de acordo com o encenador André Gago, que traduziu e adaptou a peça à realidade portuguesa, em resposta ao desafio do TAS.
Com esta peça, Duarte Vítor, director do TAS, pretende “diversificar o reportório da companhia” através de “uma proposta estética” que abranja um “público mais diversificado”. Duarte Vítor escolheu este texto por ainda não ter sido feito em Portugal e porque Jean Anouilh é uma referência do teatro francês.
O director da companhia considera que a peça “se enquadra nas características do Teatro de Bolso”, já que este é um “espaço pequeno e intimista”. A escolha para a encenação da peça recaiu sobre André Gago por Duarte Vitor conhecer o seu trabalho “há muitos anos” como encenador e por lhe “agradar bastante o trabalho que tem desenvolvido no campo do humor”.
A peça foi encenada durante dois meses, “prejudicados pela saída de Isabel Ganilho”, uma das actrizes que constituía o elenco, e que foi substituída por Raquel Dias, o que “atrasou um pouco a estreia da peça”.
Esta é a primeira vez que André Gago trabalha com o TAS, que considera ser “uma companhia muito interessante” e que “busca constantemente novas linguagens e colaborações”. André Gago acrescenta ainda que esta peça “é especial” porque “constitui uma descoberta para o TAS”
A história decorre numas “termas imaginárias em Setúbal” onde toca uma pequena orquestra composta por seis elementos, cinco mulheres e um pianista. Enquanto tocam, os membros da orquestra “mostram quem são, falam das suas vidas e afectividades”. O que as personagens dizem “chega a ser arrepiante” e revela por vezes narcisismo e egoísmo”. O argumento acaba por revelar que “os artistas, apesar de pareceram mais sensíveis não são diferentes, não passam de pessoas comuns. ”.
O espectáculo estará em exibição no Teatro de Bolso até final de Junho, às quintas, sextas e sábados pelas 22:00 horas, e aos domingos pelas 16:00 horas.