[ Dia 19-09-2003 ] -Setúbal não adere ao Dia Europeu sem Carros

0
Rate this post

Setúbal não adere ao Dia Europeu sem Carros

A Câmara Municipal de Setúbal não vai assinalar este ano a Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Europeu sem Carros, devido à falta de verbas. De acordo com André Martins, vereador do ambiente da Câmara de Setúbal, a instituição “não tem condições logísticas e financeiras para cumprir os requisitos necessários à participação na iniciativa”. Alcácer do Sal, Almada, Barreiro, Montijo, Palmela e Seixal são os concelhos do distrito de Setúbal que aderem na próxima segunda-feira ao Dia Europeu sem Carros, com destaque para Palmela e Seixal, que aderem pela primeira vez a esta iniciativa.

Segundo André Martins, “para que a câmara assinalasse o Dia Europeu sem Carros, seria necessário garantir alguns procedimentos para os quais a instituição não tem condições monetárias”. O vereador do ambiente refere também que “a adesão à iniciativa apenas através do corte ao trânsito de alguns troços de vias, não surtiria o efeito de sensibilização desejado, dadas as já difíceis condições de circulação no interior da cidade”.

 Ainda assim, André Martins afirma que “a Câmara de Setúbal não está alheia à iniciativa”, acrescentando que “ a instituição apela à população para que, no Dia Europeu sem Carros, deixe o automóvel em casa e se desloque a pé ou de transportes públicos”. O vereador considera que “cabe a cada um dos cidadãos dar o seu pequeno contributo” de modo a colaborar na redução dos níveis de poluição atmosférica, um problema que “coloca a saúde pública em risco”.

André Martins faz uma avaliação positiva da adesão dos setubalenses às actividades desenvolvidas no ano anterior, no âmbito do Dia Europeu sem Carros, o que o leva a crer que “uma boa parte dos cidadãos de Setúbal está sensibilizada para esta questão”. Lamenta ainda que “em termos de política nacional não se tomem medidas mais concretas para tornar a utilização dos transportes colectivos compensadora, em relação ao uso do transporte privado”.   

O concelho de Almada adere pela 2ª vez à Semana Europeia da Mobilidade, através de um conjunto de actividades que tiveram início no passado dia 16 de Setembro, e terminam no Dia Europeu sem Carros, dia 22, ao qual a câmara de Almada adere pelo 3º ano consecutivo. De acordo com Catarina Freitas, responsável pela organização da iniciativa, a adesão à Semana da Mobilidade deve-se aos “resultados encorajadores dos anos anteriores”. A câmara realizou um estudo sociológico de impacto do evento, que revelou que, em 2002, “90% dos almadenses conheciam a iniciativa e 93% consideravam-na boa”.

Catarina Freitas refere que o objectivo da Semana da Mobilidade e do Dia Europeu sem Carros é “sensibilizar a população de Amada e incentivá-la a experimentar outras formas de deslocação, como andar de bicicleta, a pé, ou de transportes públicos”. No dia Europeu sem Carros, o centro da cidade de Almada vai ser fechado ao trânsito automóvel, havendo um reforço dos transportes públicos. A área interditada terá uma configuração semelhante a um sol em torno da Praça do MFA, uma zona que, segundo Catarina Freitas, “poderá vir a ser penalizada com a chegada do Metro Sul do Tejo”.

Em Alcácer do Sal, a câmara municipal vai aproveitar o Dia Europeu sem Carros para a discussão pública do Plano de Mobilidade do Concelho. Para além de actividades de animação, haverá um mini-comboio a percorrer as ruas.

No concelho de Palmela, a câmara municipal, que assinala a data pela primeira vez, vai aproveitar a ocasião para reforçar a reivindicação por uma rede de transportes públicos que assegure a ligação às zonas rurais e entre os núcleos urbanos de Palmela e Pinhal Novo, bem como pela construção de duas variantes às estradas nacionais 252 e 379.

A freguesia de Pinhal Novo vai também associar-se ao Dia Europeu sem Carros, pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, o projecto conta com inovações, que segundo Álvaro Amaro, presidente da junta de freguesia, “pretendem ser também um teste para o futuro, já que a freguesia é vasta, o perímetro urbano é longo e a zona rural é também bem diversa”.

Nos dias 20 e 22 de Setembro um “Mini-Bus Urbano” vai circular pelas ruas da vila pinhalnovense. O percurso começa no Bairro da Cascalheira e vai terminar junto do Cemitério do Terrim. O Mini-Bus vai ter uma tarifa solidária de 50 cêntimos, que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, tem por objectivo, “por um lado habituar a população às tarifas dos transportes públicos, caso venham a ser implantados na vila, e por outro lado o resultado do tarifário tem um destino concreto: uma das Associações da vila, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla”.

A Câmara do Seixal também vai aderir ao Dia Europeu sem Carros. Entre outras iniciativas, vai disponibilizar gratuitamente 30 bicicletas para todos aqueles que queiram pedalar junto à baía. De fora da iniciativa ficam, para além de Setúbal, os concelhos da Moita, Santiago do Cacém, Sesimbra e Sines. seta-3634352