[ Dia 23-09-2003 ] -Turismo na Costa Azul recupera.

0
Rate this post

Turismo na Costa Azul recupera

O presidente da Região de Turismo de Setúbal/Costa Azul, Eufrázio Filipe, está confiante na recuperação do turismo no próximo ano. Eufrázio Filipe disse ao “Setúbal na Rede” que, apesar da crise que abalou o mundo nos últimos dois anos, “os números relativos ao segundo semestre de 2003 são muito animadores”, e fazem prever uma recuperação gradual do sector. Na Costa Azul, “o investimento turístico tem vindo a crescer cada vez mais”, revela.   

Eufrázio Filipe falou com o “Setúbal na Rede” numa altura em que está a decorrer, desde o passado sábado, a Semana da Costa Azul. Esta iniciativa prevê a realização de um conjunto de acções nos treze concelhos do distrito de Setúbal, com o objectivo, não só de promoção turística, “dado que essa é uma tarefa a que a Região de Turismo se dedica todo o ano”, mas essencialmente destina-se a “celebrar e a sublinhar a parceria entre a Costa Azul, as empresas e os municípios”, que, em conjunto, “trabalham para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida na Região”.

O presidente da Região de Turismo Costa Azul refere que esta iniciativa surge numa altura em que o turismo nacional, e também na região de Setúbal, está a dar um passo em frente no sentido da recuperação. Depois da crise das economias, que fez com que o sector regredisse, sobretudo depois dos atentados do dia 11 de Setembro de 2001, parece haver uma “lufada de ar fresco”. O aumento do número de turistas na Região de Turismo no segundo semestre deste ano e “um aumento substantivo do investimento público e privado”, fazem prever “dias melhores para o turismo da região de Setúbal, e mesmo nacional”.

Para Eufrázio Filipe a instalação de novas unidades hoteleiras na região, algumas já com actividade iniciada, outras ainda em construção, e também o projecto de desenvolvimento turístico para Tróia, cujo Plano de Pormenor já foi elaborado, e que prevê a possibilidade de oferta de mais uns milhares de camas turísticas, “comprovam que o sector tem dinâmica própria e continua a ser uma grande aposta no distrito”.

O presidente da Região de Turismo de Setúbal considera que o “turismo surge uma vez mais como prioridade nacional e como um sector de actividade fundamental para a construção, em Portugal, de uma economia capaz de enfrentar enormes desafios”. É um sector “estratégico e decisivo”, refere, e os números comprovam isso mesmo, pois só no distrito de Setúbal 15% das empresas são turísticas e 7% da população activa está empregada no sector do turismo. O turismo é assim encarado como “mola real do desenvolvimento sustentado da região”, mas “sem a pretensão de ser uma varinha mágica que, sozinha, consegue retirar o país da crise”.

Se o estado geral das economias melhorar e se consiga recuperar da actual crise, Eufrázio Filipe acredita ser possível o cumprimento de três objectivos primordiais, nomeadamente, a “qualificação da oferta turística, a formação profissional e a institucionalização do sector”. O presidente da Região de Turismo de Setúbal entende que “a formação é muito importante para dar uma maior qualidade à oferta”, e, para além do investimento no aumento da oferta, é preciso apostar naqueles dois objectivos “para que o sector se desenvolva cada vez mais”.

A Semana da Costa Azul, que decorre até ao dia 28, é constituída por várias iniciativas que se vão realizar nos 13 concelhos do distrito, com destaque para a Noite de Gala Costa Azul, que este ano se realiza na Quinta das Tílias, em Santiago do Cacém, no dia 25 de Setembro. De acordo com Eufrázio Filipe, a realização da gala neste concelho “representa o relevo que este ano se pretende dar à oferta turística do Litoral Alentejano”. Este evento, que pretende também assinalar o Dia Mundial do Turismo que se comemora a 27 de Setembro, homenageia este ano o escritor Manuel da Fonseca, que nasceu em Santiago do Cacém. Desaparecido há 10 anos, Manuel da Fonseca retratou nas suas obras a paisagem e as gentes de Santiago. seta-1353085