A governadora civil de Setúbal, Maria das Mercês Borges, diz que a região está “muito grata pela sabedoria, trabalho e dedicação” de Gerd Heuss à frente da Auto-Europa. As palavras surgiram na sessão de entrega da medalha de mérito reconhecida ao director que viveu os últimos quatro anos da sua carreira no grupo Volkswagen na unidade de Palmela.
Mercês Borges exaltou as “qualidades e o método” que Heuss conseguiu desenvolver na fábrica de Palmela, ao ponto de a ter tornado um modelo no próprio grupo internacional, na região e no país. Aquela representante do governo falou “com o coração” mas de maneira a destacar a “fundamental importância que a empresa representa para a economia da região e do resto do país”.
De acordo com a governadora, o director geral da Autoeuropa soube provar “que os portugueses têm todas as condições para estar entre os melhores, desde que orientados e geridos com o método adequado.” E acrescentou ter um “grande orgulho nos homens e mulheres do distrito e na sua capacidade e vocação para fazer um bom trabalho.”
Em declarações ao “Setúbal na Rede” Mercês Borges deixou um repto de continuidade ao próximo director geral da Autoeuropa, Emilio Saenz, também presente na cerimónia, e que a governadora civil “está certa que prosseguirá o clima de proximidade” com os colaboradores, população e autoridades locais.
Um espirito que Heuss igualmente deseja ver preservado ao longo dos próximos mandatos e que encontra em Portugal todas as condições para proliferar. Até porque, acrescenta, o país reúne todas as possibilidades de apostar forte no negócio que a Autoeuropa desenvolve.
Ao apelo da governadora para que “não se esqueça desta região”, Heuss declarou ao “Setúbal na Rede” levar daqui a recordação de “uma equipa muito motivada e cujo espírito ele integrava não só como líder mas como membro efectivo.” Ao longo dos quatro anos que aqui trabalhou, Gerd Heuss diz ter-se interessado por uma das culturas típicas da região, a da laranja. Heuss confidencia pensar agora desenvolvê-la, mas desta vez no sul do país, perto de Tavira.
Esta cerimónia, que contou ainda com a presença dos presidentes da câmara de Setúbal e Palmela, vem juntar-se às recentes iniciativas de homenagem e despedida daquele responsável da Volkswagen. A primeira das quais decorreu a semana passada na própria Autoeuropa em Palmela, onde o ministro da Economia, Carlos Tavares anunciou a medida de reduzir as portagens aos veículos “monovolumes” com as características daqueles fabricados pela marca alemã.