Hospital do Outão implementa programa de melhoria de qualidade
O Hospital Ortopédico Sant’ Iago do Outão aderiu ao Programa de Acreditação em Qualidade, que é realizado pela instituição inglesa Health Quality Service (HQS) em parceria com o Instituto da Qualidade em Saúde (IQS). Esta unidade hospitalar do distrito de Setúbal vai ser mesmo a primeira em Portugal a implementar as novas regras contidas no Manual de Acreditação HQS 2003.
Este programa, criado em Inglaterra pelo HQS para a área hospitalar, tem como objectivo a “melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes”, disse Paulo Palma, o coordenador do projecto no Hospital do Outão. “Não se trata de implementar qualidade”, explica Paulo Palma, pois esta “já existe no Hospital do Outão”, e prova disso é a “diminuição gradual do número de reclamações”, em relação aos serviços de saúde ali prestados. “O que está em causa é antes um processo de melhoria contínua da qualidade”, refere Paulo Palma, através da aplicação de padrões organizacionais e de avaliação externa por auditores pares.
O Manuel de Acreditação HQS 2003 contém várias regras e critérios, que “vão ter de ser cumpridos por todos os profissionais de todos os serviços do Hospital Sant’Iago do Outão”, para se poderem alcançar os objectivos propostos. Paulo Palma sublinha que este é um projecto para “todo o hospital”, e, como tal, “mais tarde ou mais cedo, todos vão ser chamados a colaborar”.
O coordenador do projecto espera “algumas resistências em aceitar as novas normas”, por parte dos profissionais desta unidade hospitalar, mas acredita que “os ganhos vão ser maiores e compensar as possíveis dificuldades de implementação do projecto”. Outra dificuldade que a comissão coordenadora do programa espera sentir é o facto de se a primeira unidade hospitalar do país a implementar o manual revisto da HQS, “que ainda está a ser traduzido”, salienta Paulo Palma.
Os ganhos que o Hospital Ortopédico do Outão espera conseguir com a implementação deste programa consistem na introdução de uma cultura de melhoria da qualidade, também uma melhoria de organização interna na perspectiva de resposta ao doente euma uniformização de procedimentos e boas práticas. “Muito importante também”, segundo Paulo Palma, é o aumento da satisfação, quer dos profissionais, quer dos utentes, a melhoria da comunicação interna e para o exterior, e a valorização da instituição no contexto actual.
Os padrões que vão ter de se cumpridos pelos profissionais do hospital vão ser distribuídos pelos serviços e sectores da unidade até ao final do ano, e, depois, entre Janeiro e Fevereiro de 2004 vai ser feita uma primeira auto-avaliação que permitirá o estabelecimento de medidas correctivas. “É preciso saber o que corre mal para se poder corrigir depois”, refere Paulo Palma, pois “só assim se consegue uma melhoria da qualidade”. Em Abril de 2005 vai ser feita uma auditoria interna, com a consequente elaboração e implementação de medidas correctivas. Segue-se uma segunda auto-avaliação e a auditoria final vai ser feita pelo HQS em Outubro de 2005.
O Programa de Acreditação e Melhoria da Qualidade vai ter um custo total de 68 mil e 500 euros. No entanto o Hospital do Outão não vai ter quaisquer custos, pois o programa vai ser financiado em 75% por fundos comunitários, através do Programa Saúde XXI, e os restantes 25% pelo PIDDAC.