[ Dia 15-12-2003 ] -Casa da Poesia edita primeiro livro.

0

Preconceitos da sociedade em livro de poesia

“Espero portanto por uma explicação”, é o primeiro livro de poesia editado pela produtora de televisão e cinema “Ficções Reais” e pelo guionista Pedro Martins, que foi apresentado esta quarta-feira, em Setúbal. De acordo com o advogado Romeu Francês, a quem coube a apresentação do livro, o autor retrata “a sociedade e os seus preconceitos”, e “articula a forma e o conteúdo de uma maneira eficaz”.

Romeu Francês compara mesmo Pedro Martins com a escritora Natália Correia que “conseguia descrever a sociedade de uma forma rara, tal como ela é realmente”. O caos suburbano e a sexualidade urbana são temas retratados no livro. “Ser arrumador” e “Criaturas” são dois dos poemas que podem ser lidos na obra. O primeiro “consegue retratar bem” a vida de um arrumador de carros, e o segundo fala da humanidade.

Romeu Francês refere que “o livro tece críticas permanentes a certos preconceitos da sociedade”, e acredita que Pedro Martins teve “um bom começo de uma obra”, que “lhe vai proporcionar sucesso”. Esta é o primeiro livro de Pedro Martins, e também a primeira iniciativa deste género da produtora setubalense. Pedro Martins foi o primeiro classificado do curso de guionismo e escrita criativa da Academia Arte 6. É criador de banda desenhada e de guiões para cinema e televisão.

Segundo a guionista da produtora Ficções Reais, Vanessa Pereira, “este livro é uma mais valia para os leitores” e apresenta-se com “um preço imbatível”. Toda a produção do livro, desde “a impressão até à distribuição”, foi feita pelas Ficções Reais. O livro já está a venda em Setúbal.  seta-2001265