Emídio Xavier respeitou aumentos
indicados pelo governo
Emídio Xavier, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, garantiu ao “Setúbal na Rede” ter “respeitado o aumento indicado pela Direcção-Geral dos Transportes”. O presidente do Barreiro adiantou ainda que “é inútil agravar a situação financeira dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), para não actualizar os preços”.
Emídio Xavier afirma que o utilizador habitual dos TCB “não foi prejudicado pela actualização dos preços”, a 1 de Fevereiro deste ano. O que aumentou foi o preço do bilhete pré-comprado por “uma questão de justiça”, uma vez que “não fazia sentido um utilizador que viaja uma vez pagar um euro, e outro que viaja duas pagar apenas mais dez cêntimos”. O presidente sublinhou que o bilhete simples “não é aumentado há dois anos”.
O aumento serviu para “equilibrar” as contas dos TCB, pois estes não são subsidiados pelo Estado. A câmara transfere anualmente para a transportadora cerca de 2,3 milhões de euros e, “se não actualizasse os preços prejudicaria a sua capacidade financeira para 2004”. Segundo Emídio Xavier, esta medida insere-se na vontade de uma “gestão correcta para evitar a privatização dos TCB”.
Quanto às acusações do PCP noticiadas pelo “Setúbal na Rede”, Emídio Xavier nega que prometeu em campanha eleitoral a gratuitidade do passe para os idosos. O presidente explica que o que prometeu, de facto, “foi a criação de um cartão social do idoso para aqueles que tivessem um rendimento mensal inferior ao salário mínimo nacional”. Emídio Xavier avançou ainda que já está a analisar esta situação com o secretário de Estado da Administração Local.