[ Dia 05-02-2004 ] – Primeiro Sistema de Aproveitamento do Biogás inaugurado no Seixal.

0
Rate this post

Primeiro Sistema de Aproveitamento do Biogás inaugurado no Seixal

O primeiro Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás de Aterro foi inaugurado, hoje, pela AMARSUL, no Aterro Sanitário do Seixal. Este sistema tem como objectivo “recuperar a energia produzida a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)”, depositados naquele aterro, referiu o presidente da AMARSUL, Domingos Saraiva. A cerimónia foi presidida pelo Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Amílcar Theias, que considera este projecto “um passo inovador”, pois vai permitir “assegurar a melhoria do meio ambiente e diminuir o efeito de estufa”.                                   

Segundo o ministro, este sistema poderá produzir cerca de “11.200 MWh que são suficientes para as necessidades de quatro mil famílias”. Este sistema “visa melhorar a qualidade de vida da população” e também é “importante para o desenvolvimento sustentável”. No entender do governante, “as soluções para o ambiente são indispensáveis” para “melhorar o desenvolvimento do país”. Lança ainda um apelo às pessoas “à consciência cívica das pessoas para que preservem o ambiente”.

O ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente diz que, neste momento, “os problemas de longo prazo devem constituir prioridade em relação aos de curto prazo”. Tendo em conta esta perspectiva, considera que “o ordenamento do território é muito importante”. Amílcar Theias deixa uma sugestão à AMARSUL para promover “visitas guiadas às populações” nas instalações do aterro, para que “possam ver como é feito o tratamento” dos resíduos sólidos.

Para o presidente da AMARSUL, Domingos Saraiva, o ano de 2004 “começa da melhor maneira” com a “inauguração deste sistema”, com o lema “do Lixo fazemos Luz”. Este responsável refere que tem que se ter em conta “duas perspectivas”. A primeira é a “vertente ambiental”, que se refere ao tratamento de resíduos, e a segunda é a “vertente económica”, que diz respeito ao aproveitamento da energia. De acordo com o presidente da AMARSUL, a empresa “tem procurado manter uma aproximação com a população” e “melhorar a qualidade de vida”.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, explica que este aterro intermunicipal “serve 350 mil habitantes” dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, e “tem uma grande importância”, já que é “inovador ao produzir energia”. Este sistema é “amigo do ambiente” e constitui um “passo decisivo para conseguir resolver os problemas do Aterro Sanitário do Seixal”. O autarca aponta como exemplo “os maus cheiros que se fazem sentir nas redondezas”, e que foram motivo para um pequeno protesto à porta do aterro, no momento da inauguração do novo Sistema de Aproveitamento do Biogás.

Alfredo Monteiro afirmou ainda que vai existir uma “comissão de acompanhamento”, na qual vão estar representadas a Câmara Municipal do Seixal, as juntas de freguesia do concelho e a população. O objectivo é procurar soluções para conseguir todos resolver estes problemas do aterro. O edil acredita que a população do concelho “vai ser uma parte activa” nesta comissão.

A cerimónia de inauguração deste novo sistema contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Municípios dos Distrito de Setúbal (AMDS). Para Carlos de Sousa “este sistema representa um salto qualitativo”, que já era necessário. Representa ainda “um esforço para tratar do ambiente e do bem-estar da população”

A AMARSUL foi criada em 1997 para servir 750 mil pessoas e abrange nove concelhos da Península de Setúbal Existem dois aterros sanitários que tratam resíduos sólidos e equiparados, localizados no Seixal e em Palmela. Anualmente, os dois aterros juntam quatro mil toneladas de resíduos.seta-1707348