[ Dia 05-02-2004 ] – Novo porto da Docapesca pode ficar na margem sul.

0
Rate this post

Novo porto da Docapesca pode ficar na margem sul

A localização do novo porto da Docapesca ainda não está determinada, mas o Governo já fez saber que “ficará na margem sul”. O secretário de Estado adjunto das Pescas adiantou que “estão em curso estudos para escolher o local mais indicado”, e que dentro de um mês poderá haver novidades.

Luís Frazão Gomes disse à Comissão Parlamentar de Agricultura e Desenvolvimento Rural que dentro de um mês os estudos sobre a localização estarão terminados e nessa altura “será possível conhecer a localização escolhida”. Pedro Roque Oliveira, deputado eleito pelo círculo de Setúbal, adiantou que há a possibilidade de as futuras instalações da Docapesca “poderem ficar repartidas pela Trafaria, Setúbal e Doca do Espanhol, em Lisboa”.

Luís Frazão Gomes disse à comissão que a opção pela margem sul “é uma questão de mercado”, uma vez que “aproxima a primeira venda de peixe dos intermediários da região”. Além disso, já foi feita uma transferência da segunda venda de pescado para o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). O novo porto vai estar direccionado para os restaurantes.

Outro grande projecto no sector das pescas que está em construção na margem sul é a Lota da Trafaria, que vai estar concluída no início de Março. A obra custou ao Estado 1,5 milhões de euros. Luís Frazão Gomes garantiu ainda que as estruturas que existem “vão receber obras de beneficiação”, tanto no acesso portuário como na lota antiga. Pedro Roque Oliveira explicou ao “Setúbal na Rede” que esta obra é “necessária”, pois a lota “funciona em instalações provisórias há muito tempo”.

A nova lota vai ter capacidade de venda de 500 caixas de peixe por dia e conta com climatização. O mercado principal vai ser direccionado para a pesca artesanal e peixe de qualidade. Desde o encerramento do porto e da Lota de Pedrouços que 150 pequenas embarcações enfrentam dificuldades para descarregar e vender o peixe que capturam. Provisoriamente, estão a fazer a descarga na Trafaria e Setúbal o que, segundo Pedro Roque Oliveira, “aumentou muito o tráfego nestas lotas”seta-6787082