Escola Dom Manuel Martins apresenta
Projecto Educativo 2003/2006
A Escola Dom Manuel Martins, em Setúbal, apresentou o novo projecto educativo para 2003/2006 tendo como objectivo “melhorar a organização escolar e o desenvolvimento da escola”. Segundo o ex-Bispo de Setúbal que deu nome à escola, este projecto “é vital para o desenvolvimento dos jovens na sociedade”.
Para o Bispo Dom Manuel Martins, a realização deste projecto é mais um exemplo de que esta escola “é a melhor do concelho, e uma das melhores do país”. O Bispo criticou o facto de “algumas escola terem projectos educativos já elaborados, mas que depois ficam na prateleira”. No seu entender esta iniciativa pode constituir um “factor importante de expressão na sociedade”.
Maria Barroso, madrinha da Escola Dom Manuel Martins no âmbito do projecto “Uma Escola, Um Amigo”, refere que nesta escola “se trabalha realmente para um ensino melhor”. Este esforço é feito “por alunos, professores e funcionários”. Para a madrinha da escola, este projecto “é importante para a formação de jovens para o exercício da cidadania”.
Também a vereadora da Cultura e Educação, Maria das Dores Meira refere que este projecto “é muito importante para a melhoria do concelho”. Os próximos vão ser “essenciais para a evolução do processo pedagógico e educativo”, com o objectivo de se formar cidadãos. A autarca garante que a Câmara de Setúbal “vai ajudar sempre no progresso do concelho”.
A representante do Ministério da Educação, Maria João Ferreira, apela ao “apoio da comunidade educativa para melhorar o ensino” e considera “importante o papel participativo da comunidade nas escolas”.
Rui Malheiros, professor de Educação Física da escola, refere que “este projecto não surgiu do nada”. Na sua origem estiveram três indicadores. Foi baseado em dados estatísticos e também em inquéritos que pretenderam apurar as necessidades, características e principais problemas dos alunos da escola. Os inquéritos foram feitos a alunos, professores e funcionários. O terceiro indicador foi “a alteração prevista para o ensino secundário”.
Em resultados dos principais problemas verificados os objectivos deste projecto vão ser a promoção da imagem pública da escola, a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a implementação de novos procedimentos institucionais, também a promoção da relação e a comunidade e a previsão dos cursos que a escola tem para oferecer aos jovens. Estes cursos devem ter em conta as características e as motivações dos alunos, bem como os recursos humanos a empresas da região e a instituições do ensino superior.