[ Dia 03-02-2004 ] – Setúbal vai ter um parque de feiras e exposições nas Manteigadas.

0
Rate this post

Setúbal vai ter um parque de feiras e exposições
nas Manteigadas

apertodemao-2873617Setúbal vai ter “espaço multi-funcional” para acolher feiras, exposições e congressos, localizado nas Manteigadas, por detrás das Piscinas Municipais. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, este espaço, com uma área de oito hectares, “poderá também vir a acolher a Feira de Sant’Iago”.

A Câmara de Setúbal, a Região de Turismo de Setúbal Costa Azul (RTS) e a Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET) “uniram esforços” para criarem no concelho um “pólo de desenvolvimento económico e de atracção turística”. No entender de Carlos de Sousa, “Setúbal, como capital de distrito, já precisava de um espaço desta natureza”, para acolher todo o tipo de eventos.

O futuro parque de feiras e exposições do concelho de Setúbal vai ficar localizado na zona das Manteigadas, por detrás das Piscinas Municipais, num terreno com “boas acessibilidades”. Segundo o autarca, a aquisição do terreno “está a ser negociada com o INH” e o espaço está a ser objecto de estudo por parte de uma equipa de técnicos especializados. Em estudo está também o caderno de encargos.

Este espaço vai ser “importante, não só para o concelho, mas para toda a região”, e vai ao encontro dos objectivos da autarquia de “polarizar cada vez mais o concelho que é capital de distrito”. Para Carlos de Sousa, Setúbal tem todas as características e potencialidades para “voltar a ser o pólo de desenvolvimento económico da região” e o protocolo assinado hoje com a RTS e a AERSET “vai ao encontro de uma visão integrada de desenvolvimento”.    

Para além destas entidades, o futuro parque de feiras e exposições de Setúbal, “poderá ser utilizado por outras instituições” já que se trata de uma infra-estrutura que vai estar “ao serviço da região”. Está também colocada a hipótese de o espaço vir a acolher a Feira de Sant’Iago, mas “não será ainda este ano”. Carlos de Sousa garante que a câmara está a trabalhar no processo com “a máxima celeridade” e que, “em breve, talvez dentro de dois meses, pode haver novidades”.

Face à criação de um novo centro para feiras, exposições e outros tipos de eventos no concelho, fica em aberto o futuro do pavilhão da AERSET, localizado em Brejos de Azeitão. O presidente da AERSET, António Capoulas, refere que “está ainda a ser estudada uma nova utilização para o espaço”, mas não esconde que “gostaria de ver ali implementada uma academia para a área da formação regional”.

Neste projecto, o papel da Autoeuropa seria “fundamental, dada a sua importância para a região”, e também porque a formação seria sobretudo na área automóvel. Além disso, podem também ser abrangidas as áreas do turismo e da construção civil, e pode também incluir uma área de serviços. Seria “uma espécie de academia das profissões da região”, com estreita ligação aos clusters do sector automóvel, que muito importantes para a economia da região.    

No entanto, António Capoulas não adianta mais pormenores sobre este projecto, pois está “a aguardar uma resposta por parte das entidades competentes”. Além disso, “estão outras hipóteses em cima da mesa”, embora aquela seja “a preferida da AERSET”. Quanto à nova infra-estrutura que vai ser criada nas Manteigadas, este responsável acredita que terá uma “multi-funcionalidade superior à existente no pavilhão de Azeitão” e com a vantagem adicional de ter uma “melhor centralidade”.

Para António Capoulas, o pólo que vai ser criado em Setúbal vai ser importante para a cidade “aumentar a sua auto-estima” e “elevar o seu nome, não só a nível nacional, como também internacional”. Trata-se de um espaço que vai “dar resposta à necessidade de colmatar carências” em equipamento para a realização de congressos, feiras temáticas e eventos similares, que constituem outra vertente da atracção turística.

O presidente da Região de Turismo de Setúbal, Eufrázio Filipe, sublinha o facto de, finalmente, um executivo municipal em Setúbal “estar a realizar uma aposta concreta no futuro”. Pela “dinâmica e bens patrimoniais existentes no concelho”, este responsável considera “fundamental colocar de novo Setúbal no lugar que merece”. Por isso acredita que hoje foi dado um “passo essencial” para que Setúbal se torne um “centro de atracção de turismo, nas suas várias vertentes”, e para que a cidade seja “colocada no mapa do país”seta-1430643