Autarcas do Arco Ribeirinho vão receber formação
Os autarcas de Alcochete, Barreiro, Montijo e Moita vão receber, amanhã, formação sobre a gestão autárquica. De acordo com Eurídice Pereira, presidente da Comissão Política Concelhia da Moita do PS, é “vital” que os dirigentes locais “actualizem permanentemente o seu conhecimento”.
Os autarcas socialistas da Moita solicitaram o ano passado a possibilidade de acções de formação de gestão autárquica, para “se famializarem com a constante mudança da legislação”. Através deste encontro, a comissão pretende ainda “trocar experiências com os concelhos vizinhos”. A formação está a cargo de Reis Gameiro, jurista e professor universitário, que vai falar da atribuição e competências do poder local.
Eurídice Perreira vai aproveitar esta ocasião para propor aos autarcas socialistas que “comecem a pensar no arco ribeirinho como uma mini-região”, que necessita de uma acção consertada. O objectivo é “definir estratégias de gestão do Arco Ribeirinho e encontrar pontos de referência comuns”.
Para José Inocêncio, presidente da Câmara de Alcochete, trata-se de uma iniciativa “importante” porque “é um desafio imposto pela descentralização”, feita pela administração central. A descentralização “não dá o tempo necessário aos serviços para se adequarem às novas funções”.
Esta iniciativa conta com a presença do deputado e ex-ministro, Jorge Coelho, que fará a intervenção de encerramento. Também Emídio Xavier, presidente da câmara do Barreiro, José Inocêncio, presidente da câmara de Alcochete e Maria Amélia Antunes, presidente da câmara de Montijo e da Federação Distrital do PS vão estar presentes.
No próximo dia 14 de Março vai existir outra formação na área das finanças locais e gestão e planeamento urbanístico, com a arquitecta Teresa Almeida, ex-vereadora de urbanismo na Câmara de Setúbal.