[ Dia 12-02-2004 ] -Câmara do Barreiro melhora acessos à Escola Augusto Cabrita.

0
Rate this post

Câmara do Barreiro melhora acessos
à Escola Augusto Cabrita 

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Emídio Xavier, garante que vai “tentar minimizar os problemas nos acessos” à Escola Augusto Cabrita. A autarquia vai proceder à limpeza dos terrenos e “está também em estudo a criação de uma paragem de autocarro à porta da escola”. Emídio Xavier sublinha, no entanto, que as questões de segurança e policiamento “não são da competência da câmara” 

O presidente do conselho directivo da escola tinha dito ao “Setúbal na Rede” que ocorrem vários casos de violência, nomeadamente, assaltos e roubos a alunos nos acessos àquele estabelecimento de ensino. Por isso, exige “mais segurança e policiamento na zona”. No entanto, o presidente da Câmara do Barreiro refere que “a segurança na via pública não é da competência da autarquia”, mas sim da Polícia de Segurança Pública (PSP). Emídio Xavier refere mesmo que ele próprio é um “grande defensor de maior policiamento na cidade”, mas, reafirma, isso “não compete à câmara”.

Nos últimos dois anos, “não têm ocorrido grandes problemas nos acessos às escolas do concelho”. No entanto, os acontecimentos recentes – dois alunos foram vítimas de agressões e roubos na última semana – estão a provocar uma “sensação de insegurança entre a população”. O autarca do Barreiro garante que “a câmara está atenta” e vai “tentar minimizar os problemas nos acessos”, no âmbito das suas competências.

No local onde está instalada a Escola Augusto Cabrita existia antes um bairro clandestino, onde a maioria dos residentes era de etnia cigana. Esta situação provocava uma “grande preocupação nos pais dos alunos e uma sensação de insegurança”. No entanto, com o desaparecimento deste bairro, “os problemas de insegurança também desapareceram”, mas os acessos “estão um pouco sujos, com arbustos e mata”. Por isso, garante que “a autarquia vai proceder à limpeza da zona”, embora tenha, em primeiro lugar, de “ter o consentimento do dono das propriedades”.      

Quanto à questão da iluminação, o autarca refere que naquele local “está prevista ser construída uma urbanização que vai resolver este problema”. A câmara “vai acompanhar de perto este processo” e, se não for construída a urbanização, vai também “tentar resolver esta situação”. Os pais e alunos exigem também uma paragem de autocarro mais perto da escola. Apesar de sublinhar que “nenhuma outra cidade do país tem circuitos tão próximos das escolas como o Barreiro”, a câmara “vai tentar encontrar uma solução para o local” como, por exemplo, fazer um desvio ao autocarro e colocar ali uma paragem. seta-4236560