Desfiles carnavalescos, bailes de máscaras e jogos populares são algumas das actividades com que o concelho de Sesimbra “quer atrair visitantes no Carnaval”. Contudo, de acordo com Rute Lagos da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara de Sesimbra, “a principal atracção vai ser a concentração de palhaços para entrar no Guiness”.
Este ano, a organização “quer reunir 2000 pessoas” mascaradas de palhaços nas ruas de Sesimbra. O ano passado surgiu a ideia de se candidatarem ao Guiness, “mas não entregaram a candidatura a tempo”. Agora, já estão inscritos no livro dos recordes, só falta reunirem um número máximo de pessoas. Os habituais desfiles dos estabelecimentos de ensino, bem como os das escolas e grupos de samba também fazem parte do programa.
Há ainda as atracções de cariz popular, como por exemplo as Cavalhadas em Alfarim. Trata-se de jogos tradicionais como, por exemplo, o desafio de partir uma bilha de barro com água estando ao mesmo tempo montado num burro.
Para finalizar a época festiva vai ser organizado o Enterro do Bacalhau. Rute Lagos esclarece que é uma prática semelhante ao enterro do Entrudo e que consiste “numa simulação de um cortejo fúnebre com vários figurantes que choram a morte do Carnaval”. Até chegarem ao mar, onde será lançado o caixão com o morto, vão se dizendo versos, rimas e suscitando as brincadeiras de quem assiste.