PCP de Setúbal faz balanço positivo
da gestão autárquica
A Comissão Política Concelhia de Setúbal do PCP faz um balanço “positivo” do trabalho desenvolvido pelas autarquias do concelho, apesar das “limitações financeiras herdadas da gestão incompetente do PS”. O responsável pela concelhia comunista, Manuel Valente, destaca “a aposta do executivo camarário na higiene e limpeza” e defende que “o concelho está mais limpo”.
Para além da higiene e limpeza, que “melhorou significativamente” no mandato comunista na Câmara de Setúbal, Manuel Valente realça as “vantagens da autarquia ter reforçado a descentralização de competências” nas juntas de freguesia. Este reforço permitiu “a resolução de muitos e pequenos problemas locais”. Sublinha também o “esforço da autarquia em realizar iniciativas culturais”, sobretudo em parceria com as colectividades do concelho. Este deve ser o “caminho a seguir” para dar uma nova “dinâmica” à cultura no concelho.
No entanto, o PCP tem “muitas preocupações no concelho de Setúbal”, sobretudo ao nível do desemprego que “tem aumentado”. Hoje, há cerca de sete mil trabalhadores desempregados no concelho, um número para o qual “contribuiu o encerramento da empresa Enertel no final de 2003”. O PCP realça ainda os problemas verificados na Gestnave por o Governo não estar a financiar o fundo de pensões da empresa. Em causa estavam os postos de trabalho de mais de 700 pessoas.
A greve dos médicos do Hospital de São Bernardo revela ainda, segundo Manuel Valente, “o não assumir dos compromissos do Governo para com estes profissionais de saúde”. Além disso, o processo de privatização da Portucel “não está a salvaguardar o interesse público” e também “não existem garantias de que se vão manter os empregos e os direitos dos trabalhadores”.
Manuel Valente sublinha ainda o “início da preparação do partido” para as eleições do Parlamento Europeu (PE), que se realizam em Julho. A “primeira iniciativa neste sentido vai ter lugar no dia 20 de Fevereiro”, com a realização de um debate sobre a Constituição Europeia, com Agostinho Lopes, no Centro de Trabalho de Setúbal do PCP. Depois, no dia 6 de Março, a cabeça de lista da CDU às eleições para o PE, Ilda Figueiredo, vai marcar presença no jantar de aniversário do PCP, num restaurante da cidade. Outro “momento político importante” para o partido vai ser o 17.º Congresso do PCP, nos dias 26, 27 e 28 de Novembro.