[ Dia 15-04-2004 ] – Jovens mais interessados em preservar produtos tradicionais.

0
Rate this post

Jovens mais interessados em preservar
produtos tradicionais

O sector das actividades agrícolas e artesanais, em Palmela, está a atravessar uma “fase muito boa”, devido ao “crescente interesse dos jovens em preservarem os tradicionais pequenos negócios familiares”. Susana Caetano, da Divisão de Turismo da autarquia, considera que o Festival do Queijo, Pão e Vinho, em Quinta do Anjo, foi um “excelente incentivo” para o sector no concelho de Palmela.

Susana Caetano diz mesmo que a realização desta iniciativa tem uma “grande importância para a população do meio rural” que encontra aqui uma oportunidade de mostrar e dar a provar os seus produtos. O Festival do Queijo, Pão e Vinho surgiu há dez anos com o objectivo de promover o queijo de Azeitão que “estava em risco de ficar sem seguidores para a sua manufactura”. À mesa com o queijo “fica sempre bem o pão e o vinho” e assim surgiu o nome do festival.

A comprovar a importância do certame para o meio rural de Palmela, está o facto de ter aumentado “para o triplo” o número de produtores que participam anualmente no festival. Na primeira edição, participaram dez produtores e “este ano vão participar 30”, entre os quais, 14 produtores de queijo, dez de pão e bolos e três empresas vinícolas. Ao fim de dez anos, o balanço da realização do certame é “muito positivo” em termos turísticos, pois o festival atrai, anualmente, milhares de pessoas. 

Susana Caetano considera que esta iniciativa foi um “grande incentivo” para a preservação de determinadas tradições. Os jovens passaram a “interessar-se mais por estas actividades” e surgiram “ideias inovadoras para rentabilizar os negócios”. Assim, encontraram-se seguidores que estão a “preservar e a incrementar a manufactura do queijo de Azeitão”, e a doçaria regional sofreu também um “grande incremento”.

Este ano, o Festival do Queijo, Pão e Vinho, que se realiza nos dias 16, 17 e 18 de Abril, comemora dez anos de edições consecutivas. A efeméride vai ser assinalada com uma exposição que vai mostrar os cartazes e as fotografias que marcaram a história do certame. Destaque também para mais uma edição da Exposição e Concurso Nacional de Ovinos de Raça Saloia, os concursos de Queijo de Azeitão, Queijo Seco, Vinho, Manteiga de Ovelha e Pão Caseiro da Freguesia de Quinta do Anjo. O programa inclui ainda provas e venda permanente de queijo, pão, vinho e doçaria regional.seta-8699737