[ Dia 13-04-2004 ] – Festroia excluído dos apoios do Ministério da Cultura.

0
Rate this post

Festroia excluído dos apoios do Ministério da Cultura

O Festroia foi excluído dos apoios anualmente concedidos pelo Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM). O director do Festroia, Mário Ventura, classifica esta situação como “estranha e absurda”, já que o Festival Internacional de Cinema de Setúbal (Festroia) “é um dos mais prestigiados da Europa”. Mário Ventura garante, no entanto, que o Festroia “vai mesmo realizar-se entre os dias 4 e 13 de Junho”.

Para o director do Festroia, o afastamento deste festival dos apoios do ICAM é uma medida “discriminatória” e que “não tem qualquer razão de ser”. Ao fim de 19 anos de apoio continuado por parte do Ministério da Cultura, a exclusão do único festival FIAPF (Federação Internacional das Associações Produtoras de Filmes) que existe em Portugal revela “falta de discernimento e bom senso”.

Mário Ventura explica que o ICAM criou um regulamento de concurso para apoio aos festivais portugueses de cinema, mas teve a “infeliz ideia” de confiar a decisão a um júri que “não merece qualquer credibilidade como conhecedor de cinema”. A exclusão do Festroia dos apoios anuais do ICAM “sem argumentos sérios e sem ter em conta a candidatura apresentada” é encarada por este responsável como uma “perseguição” ao festival.

Segundo Mário Ventura, o ICAM “contestou a qualidade do Festroia em comparação com os outros festivais candidatos” e alegou que este festival “tem pouca afluência de público”. São “falsos argumentos” que foram “corroborados pelo ICAM” e que revelam uma atitude “absurda” por parte deste instituto.

A decisão do júri do concurso traduz-se num corte de 20% no orçamento do festival. No entanto, Mário Ventura garante que “o Festroia vai realizar-se”, embora fiquem afectados os meios financeiros disponíveis. Isto vai implicar “cortes em alguns sectores do festival” que vão ser decididos, em breve, pelos responsáveis do Festroia.

O “Setúbal na Rede” tentou contactar o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, mas até ao momento ainda não foi possível obter qualquer resposta. seta-2141342