Base Aérea do Montijo está preparada
para receber o Euro 2004
A Base Aérea n.º 6 do Montijo já está preparada para receber os aviões para o Euro 2004. O Governo investiu no Sistema de Aterragem por Instrumentos (ILS) que “permite aterragens em segurança quando está mau tempo”. O Major Paulo Gonçalves explicou ao “Setúbal na Rede” que “o Montijo vai parquear os aviões que vêem a Portugal”.
Portugal está à espera de 18 000 aviões, o que é “exorbitante”, para “o tráfego real do país”. Desta forma, o governo arrancou “com a ideia de o parqueamento ser feito nas bases militares”. Isto principalmente para os charters porque há muita gente que só vem ver um jogo e regressa logo aos países de origem.
“Não há previsões de quantos aviões vão aterrar no Montijo”, pois em principio funcionará como reserva das bases de Figo Maduro, Beja e Ovar. Este equipamento “já estava contemplado na Lei de Programação Militar”. O Governo limitou-se a antecipar a sua entrega.
O ILS consiste num conjunto de aparelhos de rádio que emitem frequências em feixe que ao serem recebidos no avião demonstram qual a atitude a tomar face aquela pista. Ou seja, “determinam o local ideal a aterrar para que o avião não saia da pista”. Se o piloto cumprir os dados “tudo corre bem”. Este sistema é um dos “mais sofisticados e raros”.
Sem avançar os custos do equipamento, o Major Paulo Gonçalves lá vai dizendo que “não é barato”. Contudo, “não vai ser preciso mobilizar mais efectivos” do que os habituais controladores aéreos e sinaleiros. Isto porque, o avião descarregue as pessoas em Lisboa, “logo é apenas necessário dar indicações sobre o melhor lugar” para “estacionar”.