[ Dia 13-04-2004 ] – Setúbal quer promover turismo durante o Euro 2004.

0
Rate this post

Setúbal quer promover turismo durante o Euro 2004

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, acredita que o Euro 2004 vai ser “muito importante” para a promoção turística do concelho de Setúbal. Apesar do concelho não receber jogos do Campeonato Europeu de Futebol, o autarca viveu hoje, com “grande satisfação”, a entrega simbólica à cidade da Taça Henri Delaunay, que vai ser disputada pelas selecções que participam no Euro 2004.

Apesar de não ser uma cidade-euro, Carlos de Sousa acredita que Setúbal vai ser visitada por “milhares de turistas” que vão invadir os hotéis e restaurantes da região. Setúbal é um local de passagem para as cidades do Euro 2004 e também “onde vão ficar instaladas muitas pessoas que vão assistir aos jogos” e que “aproveitam para fazer turismo”. Por isso, vai ser uma fase “importante para o desenvolvimento turístico e também económico da região”. A hotelaria, restauração e comércio, sobretudo, vão “beneficiar muito desta oportunidade”.

Para “aproveitar ao máximo” os benefícios do Euro 2004 para o turismo, a Câmara de Setúbal está a preparar uma campanha de promoção turística para o período em que vai decorrer o Campeonato Europeu de Futebol. Está a ser organizado um conjunto de iniciativas ligadas ao Rio Sado e à gastronomia setubalense para essa altura do ano e que vão ser “promovidas e publicitadas” pela autarquia.

A cidade vai “convidar os turistas estrangeiros e portugueses a participarem não só nos diversos eventos e iniciativas a realizar”, mas também a visitarem o “rico património natural e cultural”. A Serra da Arrábida, o rio Sado e a gastronomia da região serão alguns pontos onde deve assentar a promoção turística. A câmara está, por isso, a elaborar um folheto que vai depois ser distribuído em restaurantes e hotéis na Área Metropolitana de Lisboa. 

Taça do Campeonato Europeu entregue a Carlos de Sousa

Num ambiente animado pelo Kinas, a mascote oficial do Euro 2004, e pelo hino oficial da competição, Carlos de Sousa recebeu das mãos de um representante da UEFA a taça Henry Delaunay. O autarca mostrou-se “satisfeito” por ter nas mãos uma taça com “tão grande importância e simbolismo”, em especial, para os “inúmeros desportistas que a vão disputar no Euro 2004”. O autarca acredita que todas as selecções vão “suar e chorar muito para terem o privilégio de ganhar o Campeonato Europeu de Futebol”.

Carlos de Sousa confessa que ficou “triste” por Setúbal não ter sido uma das cidades escolhidas para receber jogos do Euro 2004, o que se justificava pela “tradição e peso que o Vitória Futebol Clube tem na região e no país”. Acredita que, “sem dúvida, Setúbal merecia receber pelo menos um jogo”, mas a decisão já está tomada e “é preciso seguir em frente”. Pelo menos, o concelho pode “retirar benefícios deste evento, através do turismo”.

“Como é óbvio”, Carlos de Sousa vai “torcer para que a taça Henri Delaunay fique em Portugal”, o que “não deverá ser difícil devido ao grande valor dos jogadores da selecção nacional”. Mesmo que Portugal não vença o Euro 2004, “a selecção reúne todas as condições para conseguir um magnífico resultado”.  

Depois de Lisboa, a cidade de Setúbal é a segunda a receber a Trophy Tour do UEFA Euro 2004. Trata-se de uma iniciativa que vai percorrer o país para dar a conhecer aos portugueses a Taça do Campeonato Europeu de Futebol. Juntamente com a entrega simbólica da taça, os municípios visitados pelo camião da Trophy Tour recebem também a Roteiro, a bola oficial do torneio. Setúbal é a única cidade do distrito a receber a Trophy Tour que vai ter a última paragem no Porto, entre 6 e 11 de Junho.seta-7229518