Greve de funcionários judiciais com adesão de 80%
“Cerca de 80% dos funcionários judiciais aderiram ontem à greve”, disse ao “Setúbal na Rede” o coordenador da Delegação Regional de Évora do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Vítor Norte. Entre as 9 e as 11 horas, período em que decorreu a greve, os funcionários judiciais não asseguraram a realização de qualquer acto processual. Amanhã, a greve vai repetir-se e, Vítor Norte espera “a mesma adesão dos funcionários”. O objectivo é denunciar a situação de calamidade que se vive nos tribunais.
O coordenador refere que “os processos acumulam” porque “a maioria dos tribunais tem quadros por preencher”. Vítor Norte sublinha que faltam, nas instituições judiciais, “mais de 1400 funcionários”, cerca de 20% do total. Apesar disso o ministério “vai criando tribunais sem admitir funcionários”. Algo que leva a um “bloqueio das instituições judicias”.
O coordenador alerta ainda para a “precariedade de 600 funcionários” que estão há três anos “a desempenhar as mesmas funções que os efectivos”. Por outro lado, os funcionários judiciais “têm vindo a ser confrontados com alterações legislativas e de procedimentos sem a necessária formação”.
O sindicalista indica que o sistema contabilístico dos tribunais “está paralisado”. Assim, desde essa altura que “os cidadãos não recebem o dinheiro a que têm direito” porque “o novo programa informático bloqueou”. O responsável confirma que quem perde são os cidadãos “que não recebem o seu dinheiro atempadamente”.
Durante o período da greve, os funcionários concentraram-se à porta dos tribunas de forma a mostrar o seu descontentamento, divulgando, “através de folhetos”, as razões do protesto. Em consequência, de acordo com Vítor Norte, “muitas diligências tiveram de ser adiadas”. No entanto, para o responsável, a greve foi feita também “em benefício dos utentes”.
Amanhã os funcionários judiciais vão voltar à greve durante duas horas, entre as 9 e as 11 horas. Estão também marcadas novas datas de protesto nos dias 24 e 26 de Maio e nos dias 7, 8 e 9 de Junho.