[ Dia 18-05-2004 ] -O Jogador estreia amanhã em Almada.

0
Rate this post

“O Jogador estreia amanhã em Almada”

O Jogador” de Fiodor Dostoiewky estreia amanhã no Teatro de Almada. A história gira a volta de um aristocrata falido que joga na roleta por amor a Polina Suslova. A comunidade russa, em Portugal, já assistiu à ante-estreia e mostrou-se “satisfeita” com a visão portuguesa da história. O objectivo da ante-estreia “foi implementar o Espaço Cidadania”, um órgão que vai permitir aos emigrantes da Europa de Leste uma melhor integração no nosso país. A encenação está a cargo do russo Vladislav Pazi, um especialista na obra de Dostoiewsky.

“Aleksey é o jovem preceptor que se perde de amores por Polina na cidade imaginária de Roletanburgo”, conta André Louro, o actor principal da história e membro da Companhia de Teatro de Almada. Aleksey é proveniente de “uma família aristocrática decadente” e é também o herói desta obra. O herói é um viciado no jogo que vê na roleta “a necessidade poética do risco, do desafio ao destino e da revolta contra a impossibilidade do amor”. Polina “é a razão deste vício”, uma vez que Aleksey joga para conquistá-la.

Contudo, conforme explica a actriz Cátia Ribeiro, Polina é uma louca e calculista que “vê em Aleksey uma forma hábil de ganhar dinheiro”. Trata-se de “uma relação dona-cão”, embora Polina perceba que está apaixonada no final da peça. Além disso, a relação entre os dois nunca chega a consumar-se, o que deixa Aleksey “com uma grande contradição interna”.

“O Jogador” resume-se a “um conjunto de personagens da aristocracia“ que, na segunda metade do século XVIII, deambulava pela Europa em estâncias e termas de luxo onde a principal forma de divertimento eram as salas de jogo. Entre decadentes e endinheirados, destaca-se o general “que continua a jogar na esperança de receber uma herança”.

“O jogador” é também um auto-retrato do vício obsessivo de Dostoiewsky pelo jogo, bem como da relação extraconjugal que manteve com Polina Suslova, que surge na peça como amante do protagonista. Tal como Aleksey, “Dostoeiwsky foi preço por causa de uma dívida de 200 florins”, antiga moeda austríaca. O espectáculo está em cena até dia 27 de Junho. seta-4117143