Obras da nova ESTBarreiro arrancam em Outubro
As obras das novas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) “vão arrancar em Outubro, se tudo correr bem”, disse ao “Setúbal na Rede”, o presidente do conselho directivo, João Vinagre Santos. Neste momento, “ainda está a decorrer o concurso público de empreitadas”. O valor do investimento é de 7,5 milhões de euros.
De acordo com João Vinagre Santos as principais razões para a construção das novas instalações são “uma vontade de afirmação e um aumento da área de influência”, sendo “importante para a expansão territorial”, no concelho do Barreiro. As novas instalações vão ficar na Quinta dos Fidalguinhos, na freguesia do Lavradio e vai ter capacidade “para 750 alunos”. Os terrenos “foram cedidos, pela Câmara Municipal do Barreiro”.
Segundo o presidente do conselho directivo da ESTBarreiro, a mudança para as novas instalações “não acontece porque as actuais estejam degradadas”, mas sim porque “vão ter mais espaço” e “melhores condições de ensino”. De acordo com Nuno Vinagre Santos as instalações definitivas “vão ter um espaço bonito e agradável”. As instalações definitivas vão ter “um refeitório, laboratórios, um auditório, uma biblioteca e salas de aula maiores”.
As futuras instalações “vão ter cursos que as instalações provisórias não têm”. Neste momento “o único curso aprovado é o de Engenharia Civil”, mas “espera-se que venha a ter o curso de Engenharia Química e de Engenharia de Conservação e Reabilitação”, explica João Vinagre Santos