[ Dia 23-06-2004 ] – Câmara de Almada lança livro “Dar Asas ao Sonho do 25 de Abril”.

0
Rate this post

Câmara de Almada lança livro
“Dar Asas ao Sonho do 25 de Abril”

A Câmara Municipal de Almada lançou ontem o livro “Dar Asas ao Sonho do 25 de Abril”. Segundo a presidente da câmara, Maria Emília de Sousa, este livro “tem uma grande importância”, pois “mostra às gerações mais novas” o que se passou no concelho depois do 25 de Abril. Além disso, também contribui para “avivar as memórias dos mais velhos”.

Maria Emília de Sousa refere que esta obra “foi fruto de muito trabalho de uma grande equipa”. A maneira como está escrito “entusiasma quem o lê” e “consegue ser interessante”, porque “evoca o passado pela discrição e não pelas fotografias, que são actuais”. O livro também mostra as primeiras obras no concelho, depois do 25 de Abril, que “foram os parques infantis”.

A autarca diz que este livro “é uma homenagem a quem construiu a democracia e a liberdade”, nomeadamente, aos militares 25 de Abril, “aos homens e mulheres que organizaram comissões de trabalhadores e moradores para resolver os interesses”. Maria Emília de Sousa evoca ainda o nome da obra para dizer que a autarquia “vai continuar a dar asas e raízes ao sonho do 25 de Abril”.

O escritor do livro, António Modesto Navarro, explica que aceitou o convite da autarquia almadense “com uma grande emoção e alegria”. Este livro expressa “30 anos de conjugação pública e de qualidade de trabalho”, no concelho de Almada, tanto “na liberdade, na transformação”, como também “no desenvolvimento sustentável”. O autor refere ainda que “foi um desafio escrever esta obra” que simboliza “anos de ouro no concelho”. António Modesto Navarro conclui que foi um livro que “doeu e preocupou, mas que teve uma grande recompensa”.

No lançamento do livro esteve presente o presidente da Associação 25 de Abril e também militar da revolução dos cravos, o coronel Vasco Lourenço, que se mostrou “satisfeito e orgulhoso” de estar presente nesta iniciativa. Vasco Lourenço confessa que “foi muito importante ter aberto as portas do sonho há 30 anos” e explica que “foi no quartel da Trafaria que existiu a conspiração principal” para a revolução de Abril. O concelho de Almada “é um município em que se mantém o espírito de Abril”, refere.

O livro “Dar Asas ao Sonho do 25 de Abril” foi escrito por António Modesto Navarro, as fotografias são de Rosa Reis, o design de Inês Ruivo e teve a coordenação de Ana Isabel Ribeiro e João Geraldes.