“Noites do Castelo” regressam a Setúbal
As “Noites do Castelo” vão regressar ao Forte de São Filipe, em Setúbal. Depois de dois anos de interregno, “por falta de meios económicos”, as entidades envolvidas encontraram “meios vantajosos para organizar o evento”. Cerca de 40% da lotação “já está preenchida”, o que “demonstra o entusiasmo da população”. Alexandre Pereira, da Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal (OCSP) garante que as “Noites do Castelo” vão ser “animadas e misteriosas”.
Os três Verões, de 1999 a 2001, contaram com a animação medieval das “Noites do Castelo”. Este ano, as recriações históricas medievais voltam devido a “um acordo positivo entre três entidades”. A Câmara Municipal “fica encarregada da divulgação e da loiça para o banquete”, o que perfaz quase um “custo zero”. A Pousada de São Filipe ganha “uma grande publicidade aos seus produtos” e a OCSP consegue fazer algo na sua própria cidade, o que “é raro”. Este evento “tem um grande impacto no país e traz muita gente a Setúbal”.
Uma das actividades “misteriosas” que os visitantes podem praticar é a descida às catacumbas do castelo. À luz do archote, grupos de 15 a 20 pessoas, “vão usufruir de partidas de susto ou riso”, pregadas pelos habitantes das masmorras, ou seja “pelos prisioneiros”. Toda a animação é baseada nos finais da época medieval, em pleno século XV, por isso a música ambiente “ecoa os sons da época”.
A auréola de mistério está também presente na ementa, “muito particular”, do banquete volante. Os comensais vão ter se de ajeitar sem garfo já que o equipamento de refeição consiste apenas “numa caneca, um prato e uma faca”. Para compensar este obstáculo, os visitantes “podem degustar produtos e ementas alusivas a século XV”, como as trutas da ribeira ou o frangote assado no espeto. Da ementa constam ainda papas de sarrabulho e frutos e legumes assados.
As bebidas vêm, directamente do barril, e as crianças contam com limonada. Enquanto bebem, os visitantes podem assistir um combate de esgrima no baluarte entre cavaleiros armados, ou se preferirem, a malabarismo com fogo. As mostras de armas também fazem parte do plano de actividades.
A iniciativa decorre entre os meses de Julho e Agosto, em dias específicos. Por exemplo, em Julho as “Noites do Castelo” acontecem em 10 e 17, e em Agosto calham nos dias 7 e 21. Para participar é necessário pagar uma entrada de 40 euros, mas “pode-se comer até cair para o lado”. As inscrições são na Pousada de São Filipe. Cada uma das sessões tem capacidade para 220 pessoas e 40% das vagas já “estão preenchidas”..