[ Dia 23-06-2004 ] – Câmara do Seixal aposta na educação pré-escolar.

0
Rate this post

Câmara do Seixal aposta na educação pré-escolar

O novo jardim-de-infância do Fogueteiro vai já entrar em funcionamento no próximo ano lectivo e custou cerca de 800 mil euros à Câmara do Seixal. É a “aposta da autarquia na educação no concelho”, já que “a Administração Central não o faz”, acusa o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro.

A construção e o financiamento deste tipo de equipamento “é da responsabilidade da Administração Central”, adianta Alfredo Monteiro, e critica o facto desta “não o estar a cumprir”. Por isso, os municípios “têm de intervir e entrar com investimento municipal”. O autarca acrescenta que os jardins-de-infância, em Portugal, “são os piores da União Europeia”. Para funcionar da melhor maneira, este tipo de equipamento “precisa do apoio da autarquia, dos encarregados de educação e das educadoras”, ou seja, de “toda a comunidade envolvente”, argumenta o presidente da câmara.

Relativamente ao jardim-de-infância do Fogueteiro, a chefe da Divisão de Educação, Maria João Macau, explica que os pais “não vão ter de pagar” para os filhos usufruírem do equipamento, sendo esta “uma mais valia”. Este edifício “tem capacidade para uma centena de crianças”, divididas por quatro salas, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos.

Cada sala vai ter uma educadora, facultada pelo Ministério da Educação, e uma auxiliar de educação, cedida pela câmara. Maria João Macau explica que, apesar de estar previsto que cada sala tenha 25 crianças, “basta uma ser deficiente para o número por sala decrescer”. A infra-estrutura tem um salão polivalente que, à hora das refeições, “tem a função de refeitório”.

Alfredo Monteiro anunciou mais “duas grandes obras”, feitas pela câmara nas escolas, que são os “pavilhões desportivos nas escolas Pedro Eanes Lobato e António Augusto Louro”. O edil disse ainda que todo o equipamento mobiliário na rede de escolas “foi renovado no valor de 150 mil euros”.