Câmara Municipal de Setúbal adere à AEMA
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, ontem, a adesão do município à Associação Europeia de Municipalidades com Marina/Porto de Recreio (AEMA). Segundo o presidente da autarquia, Carlos de Sousa esta adesão “vai ser muito importante” para cidade, porque “vai proporcionar um melhor acesso à informação, a dados e a experiências”. A inscrição custa “1.500 euros” e quota anual “é de 750 euros”. Estes custos “vão ser suportados” pela câmara.
Carlos de Sousa sublinha que Setúbal “não tem nenhuma marina”, mas no âmbito do desenvolvimento estratégico do concelho “existe a possibilidade de ter uma”, por isso este “foi um dos motivos para adesão do município” à AEMA. Todos os anos a associação publica um anuário em que “são promovidas, sem custo acrescidos, todos os municípios associados”, as marinas e os portos de recreio, o que no entender do presidente da câmara “é muito importante para as cidades”.
A cidade de Setúbal “tem óptimas condições”, para as actividades “ligadas às áreas, que a AEMA tem como objectivo defender”. A ideia desta adesão “surgiu numa reunião, com o presidente da Câmara Municipal de Lagos”, a associação tem a sede. Carlos de Sousa “não sabe determinar quantos municípios portugueses estão associados”, mas “com certeza todos os que tenham uma marina”. Actualmente esta associação tem 39 associados da Bélgica, Croácia, Espanha, França Grécia, Itália e Portugal.