[ Dia 06-08-2004 ] – Linha ferroviária da Moita vai ser electrificada a médio prazo.

0
Rate this post

Linha ferroviária da Moita vai ser
electrificada a médio prazo

A Refer pretende electrificar a linha ferroviária, perto da urbanização da Quinta da Bonita, na Moita “a médio prazo”, referiu a Refer, em comunicado ao “Setúbal na Rede”. Segundo a empresa existe um projecto de electrificação, do troço Barreiro – Pinhal Novo “em análise”. Depois da aprovação do projecto “a linha também vai ser vedada”, em toda a sua extensão. Neste momento, ainda “não existe uma data definida”, para o arranque das obras. O orçamento para o projecto “é de 40 milhões de euros”.

Segundo a empresa, o projecto também “vai permitir fazer uma supressão” de uma passagem de peões, que “vai ser substituída por uma passagem superior pedonal com rampas”. De acordo com a resposta ao “Setúbal na Rede”, a empresa “não tem conhecimento de queixas dos moradores”.

Recorde-se, que na passada semana, o deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), Álvaro Saraiva alertou “para os problemas de insegurança” na linha ferroviária, depois de uma visita ao local e “de ouvir as denúncias da população”. O deputado considerava que “era urgente a construção de uma passagem superior”, já que a população “atravessa, diariamente, a linha sem quaisquer condições de segurança”.  

O vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia também já tinha referido ao “Setúbal na Rede”, que a linha “tem problemas de insegurança, há alguns anos”, pois trata-se de uma linha “muita antiga”. O autarca disse que “era preciso que a linha fosse electrificada, o mais rápido possível”, como também, que precisava “de uma vedação de protecção”.seta-4796634