Atletas do distrito nos Jogos Olímpicos
Atletismo do distrito bem representado
nas Olimpíadas
A atleta do concelho do Seixal, Carla Sacramento, vai representar Portugal, “pela quarta vez”, nos Jogos Olímpicos. A atleta revela ao “Setúbal na Rede” que a sensação “é sempre boa e ao mais alto nível”. Com 32 anos de idade, Carla Sacramento “vai participar na prova de 1500 metros” e quer “chegar a mais uma final”. O grande objectivo é “conseguir um lugar no pódio”.
Muitas foram as alegrias de Carla Sacramento, mas a atleta confessa que “as que têm um sabor mais especial são os lugares do pódio”, e esses “já foram alguns”. Medalhas nacionais e internacionais já ganhou “tantas” que não as sabe quantificar. Carla Sacramento foi campeã do Mundo em 1997 e da Europa em 1996, nos 1500 metros, precisamente, a prova na qual vai competir neste Jogos Olímpicos, em Atenas. O recorde pessoal da atleta neste tipo de prova “é de 3.57”. A atleta do Maratona Clube de Portugal “não quer que se volte a repetir” o que aconteceu nas últimas Olimpíadas, ou seja, “não ter conseguido chegar à final”.
Carla Sacramento conta ao “Setúbal na Rede” que a paixão pelo atletismo “surgiu com sete anos”, nos jogos de comemoração do 25 de Abril, quando o irmão a inscreveu numa prova de atletismo. Desde aí, “nunca mais parou”. Em relação aos apoios financeiros dados aos atletas, Carla Sacramento refere que “já foram piores”, mas, actualmente, “têm vindo a melhorar”.
Naide Gomes é outra atleta do distrito de Setúbal que vai representar Portugal em Atenas. É natural de Almada, mas representa o Sporting Clube de Portugal. A atleta tem como objectivo “chegar à final” da prova de heptatlo, modalidade para a qual foi apurada para representar Portugal, “pela primeira vez”, nos Jogos Olímpicos. Naide Gomes já tinha participado nas Olimpíadas, mas em representação do país de origem, S. Tomé e Príncipe. A atleta revela ao “Setúbal na Rede”, que “é uma sensação boa representar Portugal”, pois “não é qualquer um que consegue” este objectivo.
Naide Gomes foi campeã mundial de pentatlo, categoria que envolve cinco modalidades. Bateu recordes nacionais, em salto em comprimento e altura e muitas foram as medalhas nacionais conquistadas. Em relação às medalhas internacionais, Naide Gomes refere que “já conquistou três”. A prova na qual a atleta é campeã mundial “não vai existir neste Jogos Olímpicos”, por isso mesmo, Naide Gomes “foi apurada para a prova de heptatlo”, que envolve “mais duas modalidades que a prova de pentatlo”.
A atleta explica que a prova de heptatlo “envolve sete modalidades”, ou seja, 100 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, 200 metros, salto em comprimento, lançamento do dardo e 800 metros. Naide Gomes está consciente que “vai ser uma prova muito difícil”, pois vai competir com “atletas muito boas”. Neste momento, Naide Gomes está a recuperar de uma lesão, mas espera “estar a 100%” para os Jogos Olímpicos, em Atenas.
Outro atleta do distrito, Edivaldo Monteiro, vive no concelho da Moita e conseguiu ser apurado, pela primeira vez, para os Jogos Olímpicos. O objectivo do atleta, que compete nos 400 metros/barreiras, “é bater o recorde pessoal que fica nos 49 segundos e 10 centésimos”. Edivaldo Monteiro mostra-se “ambicioso”, pois quer alcançar, “pelo menos, as meias-finais”.
Edivaldo Monteiro é campeão nacional há três anos consecutivos e está “muito feliz” com a qualificação para os Olímpicos, devido “à projecção como palco internacional”. Para se preparar, vai representar a selecção portuguesa em Barcelona e participar no Meeting do Funchal. Com apenas 28 anos, o atleta já participou “em dois campeonatos mundiais e um europeu”.
Actualmente, treina pelo Sporting, mas foi no Centro de Atletismo da Baixa da Banheira que começou a treinar. Tinha então 17 anos. Edivaldo Monteiro tem uma profissão paralela, é animador sócio-cultural na Câmara Municipal da Moita. Para poder treinar de manhã, a câmara concede-lhe duas horas o que “é uma grande ajuda”.