Comboio da ponte chega a Setúbal
antes do fim do ano
O comboio da ponte 25 de Abril, “muito provavelmente, chegará a Setúbal antes do fim do ano”. São boas notícias para os setubalenses que, há muito, anseiam por fazer a viagem até Lisboa em menos tempo e sem o ‘stress’ das intermináveis filas de trânsito. O administrador da Fertagus, Cabaço Martins, sublinha que “ainda não há data oficial prevista” para que os utentes de Setúbal passem a usufruir deste serviço, mas “as negociações com o Governo estão a decorrer a bom ritmo”.
A concessionária do comboio da ponte 25 de Abril está a concluir as negociações com o Governo para que, “a curto prazo, possa fazer-se a ligação a Setúbal”. As estações e infra-estruturas, cuja construção está a cargo da Refer, “estão, também, praticamente concluídas”, e as linhas e catenárias vão entrar em testes, este mês.
Cabaço Martins admite que houve “muita especulação” em torno da abertura da linha até Setúbal, já que “houve quem apontasse que a ligação estaria a funcionar antes do Euro 2004”. No entanto, nessa altura, o ponto de situação das infra-estruturas e das negociações com o Governo “ainda não permitia avançar com qualquer data oficial”.
Certo é que o “comboio da ponte” vai “satisfazer as necessidades de milhares de setubalenses”. A Fertagus “tem recebido muitas palavras de incentivo”, por parte dos utentes, que “acreditam poder beneficiar das vantagens económicas e da rapidez” da viagem de comboio até Lisboa. Por isso, Cabaço Martins espera que a extensão da linha “seja um sucesso”.
O “Setúbal na Rede” tentou contactar a Refer, a responsável pela construção das estações e infra-estruturas do eixo ferroviário Norte-Sul, mas, até ao momento, não foi possível obter uma resposta ao nosso pedido de esclarecimentos.