Escola Nacional de Bombeiros promove
prevenção em Setúbal
A campanha “Saber para Prevenir”, da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), vai estar nas praias de Setúbal no próximo fim-de-semana. Albarquel, Creiro e Tróia são as praias escolhidas para “sensibilizar as pessoas para a importância da auto-protecção e dos gestos que salvam vidas”. De acordo com o presidente da ENB, Duarte Caldeira, o objectivo final é “criar uma cultura de segurança na sociedade” e alertar para “um maior investimento na prevenção”.
Duarte Caldeira explica que, de acordo com a legislação em vigor, “todos os cidadãos têm responsabilidade na auto-protecção”, não sendo este apenas um dever do Estado. De forma a consciencializar a população para esta matéria, a ENB resolveu lançar um plano de sensibilização, informação e formação pois “as pessoas podem salvar vidas” se conhecerem as informações básicas sobre como agir em casos de necessidade.
O arranque desta iniciativa teve lugar no passado mês de Julho, nas praias do concelho de Sintra, e Setúbal foi escolhido para a segunda edição. O facto de a campanha decorrer na praia “não é por acaso”, pois o objectivo é “apanhar as pessoas em locais e momentos em que estejam mais disponíveis”. Nas praias as pessoas estão “mais descontraídas e num momento de lazer com as famílias”, o que torna mais fácil atingir os objectivos propostos.
A ENB pretende também “desmistificar a ideia de que a Protecção Civil e os Bombeiros agem apenas no exercício do socorro”. “Estes agentes têm fundamentalmente como missão a prevenção”, refere Duarte Caldeira. Este responsável explica que a intervenção antes do socorro ser necessário significa “impedir que algo falhe”. Caso haja necessidade de intervenção de emergência “é porque tudo falhou”.
A iniciativa teve o “apoio incondicional, desde a primeira hora”, do Serviço Municipal de Setúbal de Protecção Civil. Isto porque, segundo o responsável por este serviço, José Luís Bucho, trata-se de uma “acção de sensibilização importante”. O facto de uma das praias escolhidas ser Tróia, pertencente ao concelho de Grândola, é porque se trata de uma praia “frequentada por milhares de setubalenses”. Os Bombeiros Voluntários de Setúbal e de Grândola também vão ajudar à realização da iniciativa.
O presidente da ENB explica que esta experiência “vai ser consolidada com a realização de outras acções do género”, dirigidas a outros públicos-alvo, como comunidades escolares, idosos em centros de dia e lares e transeuntes. Entre os públicos a atingir estão também os profissionais da comunicação social, que vão ser alvo de uma “acção de formação”, a realizar em Outubro. O objectivo é dar a conhecer aos jornalistas “como se planeia a intervenção em situações de emergência” e “como se age em caso de socorro”.
“Rita Bombeirita” é símbolo da campanha
A ENB vai levar para as praias quatro técnicos de formação, que, durante todo o dia, vão fazer demonstrações de procedimentos de suporte básico de vida, como, por exemplo, como agir em caso de uma paragem cardio-respiratória. Depois, será da oportunidade aos utentes da praia de realizarem manobras que podem salvar vidas. Para além das demonstrações, serão ainda distribuídos folhetos informativos onde a figura principal é a Rita Bombeirita, símbolo da campanha.
Segundo Duarte Caldeira, esta “bonequinha simpática” significa a “grande importância que se atribui aos mais jovens, em matéria de prevenção”. A Rita Bombeirita “é já um grande êxito”, pois teve uma grande aderência por parte das pessoas, na iniciativa realizada em Sintra. O objectivo é que esta personagem “cresça e se desenvolva cada vez mais” e que “comece a entrar em histórias”.
A primeira história é a “Rita Bombeirita na praia”. Trata-se de um folheto, que vai ser distribuído durante esta campanha, e no qual a imagem da Rita Bombeirita é utilizada para “dar conselhos sobre como ir à praia em segurança”. Mais tarde, vai haver a “Rita Bombeirita na escola”, pois “nos espaços escolares há uma percentagem muito elevada de acidentes”. Em Setembro, vai acontecer o regresso às aulas e é uma oportunidade para “agir e alertar para a importância da prevenção nas escolas”.
Duarte Caldeira deixa ainda um apelo para as grandes superfícies comerciais aderirem a este género de iniciativas. Estes espaços “são privilegiados” dada a grande concentração de pessoas. No entanto, alerta que o objectivo deve ser “puramente formativo” e que “não se submeta à lógica comercial” dos agentes económicos.
Os técnicos da ENB vão estar na praia da Albarquel, no sábado, entre as 9:00h e as 12:00h, e à tarde vão estar na praia do Creiro. No domingo a acção vai realizar-se durante todo o dia em Tróia. Nos dias 28 e 29 de Agosto, a acção vai repetir-se em Cascais, também com o apoio do Serviço de Protecção Civil daquele município.