[ Dia 25-08-2004 ] – Zimbramel dinamiza economia de Sesimbra

0
Rate this post

Zimbramel dinamiza economia de Sesimbra

A VI edição da Zimbramel arranca no próximo dia 27 de Agosto e apresenta, pela primeira vez, uma exposição de canicultura. O vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Manuel José Pereira, explica que a Zimbramel serve “para dar apoio às actividades económicas do concelho, principalmente à produção de mel”. Com um evento desta natureza, “cria-se muita dinâmica na venda de mel”. Apesar do orçamento ser “pequeno”, a Zimbramel “tem condições para atrair milhares de visitantes”.

Esta feira “tem contribuído muito para promover o mel da região”. O ideal era que a feira ajuda-se a criar uma empresa com a dimensão da Arrábida Mel porque, em Sesimbra, proliferam os pequenos produtores. O que a câmara espera é que os apicultores do concelho produzam “mais e melhor mel”, por isso o investimento na Zimbramel “é válido”. No concelho de Sesimbra existem actualmente cerca de 50 apicultores que produzem entre três e quatro toneladas de mel, por ano.

Manuel José Pereira explica que, depois de passada a crise económica, é possível que a Zimbramel “contribua para a criação de uma empresa de comercialização e produção de mel de Sesimbra”. O impacto no turismo “é notório”, pois o número de visitantes da feira “tem aumentado”. Embora muitos venham do concelho ou da própria vila de Sesimbra, “há muita gente dos concelhos vizinhos a visitar o certame”.

O orçamento “é igual ao do ano passado”, ou seja cerca de 17 mil euros. A Zimbramel conta com o apoio de algumas empresas. Quanto às reais necessidades orçamentais do certame, José Manuel Pereira explica que “a câmara só trabalha com o que tem” e, este ano, “é o suficiente para manter a qualidade da Zimbramel”.

A grande novidade deste ano é a primeira Exposição Canina Nacional de Raças Portuguesas de Sesimbra dinamizada pela Associação de Canicultores do Sul (ACS). Esta exposição serve, essencialmente, “para animar o certame e trazer ainda mais visitantes”. Além disso, a ACS “é de Sesimbra e o nicho do mercado de criação de cães também tem potencial”. O certame conta com a actuação da banda “Allô Brasil”, com um concurso de fotografia alusivo à apicultura e com um concurso de doçaria com mel.

O artesanato da região também vai estar representado por cerca de duas dezenas de artesãos, que vão expor e comercializar os seus trabalhos. Para resolver eventuais problemas no acesso rodoviário ao Castelo de Sesimbra, onde decorre a Zimbramel, a câmara disponibiliza dois vai-vem para fazer o circuito. Enquanto decorre o evento, entre 27 e 29 de Agosto, os visitantes “podem usufruir de dois parques de estacionamento” criados para a Zimbramel.

A Zimbramel é organizada pelo Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com a Zona Agrária de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo, Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste, Associação de Apicultores da Península de Setúbal, Cooperativa Agrícola do Castelo e Parque Natural da Arrábida.    seta-7628310