[ Dia 30-08-2004 ] – Naide Gomes satisfeita com prestação no heptatlo

0
Rate this post

Atletas do distrito nos Jogos Olímpicos

Naide Gomes satisfeita com prestação no heptatlo

A atleta almadense, Naide Gomes, faz um balanço “positivo” da participação nos Jogos Olímpicos de Atenas. A campeã mundial de pentatlo – que não foi contemplado nos Olímpicos de Atenas – classificou-se em 13.º lugar no heptatlo. “Apesar de esperar mais e de não ter concretizado os objectivos”, Naide Gomes regressou a Portugal “satisfeita” com a sua prestação.     

O heptatlo contempla mais duas provas do que o pentatlo que é, no fundo, a especialidade de Naide Gome, já que é campeã mundial da categoria. Mas não terá sido somente este facto que pesou na balança para que a atleta conseguisse somente um 13.º lugar em Atenas. “Como se trata de um conjunto de provas, basta falhar uma para se comprometer a classificação”, refere. O “calcanhar de Aquiles” de Naide Gomes, como reconhece a atleta, “foi a prova de salto em comprimento”, onde conseguiu apenas 6,10 metros.

A prova que correu melhor a Naide Gomes terá sido os 100 metros barreiras. Apesar de ter terminado em quarto lugar na sua série, a atleta de Almada percorreu a distância em 13,58 segundo, quando o seu melhor tempo era de 13,78. Já no salto em altura, conseguiu a sua melhor marca do ano ao ultrapassar a fasquia a 1,85 metros. Naide Gomes terminou o primeiro dia do heptatlo em quarto lugar, na geral, mas o último dia de provas “já não correu tão bem”.

Mas, no final, e tendo em conta que foi primeira vez que participou nesta categoria, o balanço “é bom”. Até porque, esta foi também a primeira vez que participou nas Olimpíadas em representação de Portugal. Em Sidney, Naide representou o país natal, S. Tomé e Príncipe. Em relação às diferenças entre as duas organizações, a atleta confessa que os Jogos Olímpicos de Sidney “tiveram uma organização muito melhor”. No entanto, “a união dos atletas, em Atenas, manteve bem vivo o espírito olímpico”.

O tempo agora é de férias, por isso Naide Gomes não quer falar muito de objectivos para o futuro. Sem Pequim ainda no horizonte, a atleta prefere relembrar que “há duas competições muito importantes, já no próximo ano”. Assim, quando terminar o descanso, Naide Gomes vai começar a preparação para o Campeonato da Europa de Pista Coberta e para o Campeonato Mundial ao Ar Livre. seta-3505820