[ Dia 02-09-2004 ] – Instituto do Desporto dá acções de formação a autarquias do distrito.

0
Rate this post

Instituto do Desporto dá acções de formação
a autarquias do distrito

O Instituto do Desporto de Portugal (IDP) está a realizar, no distrito de Setúbal, acções de formação no sentido de “sensibilizar as autarquias para os benefícios da promoção da actividade física”. De acordo com a responsável pela delegação distrital de Setúbal do IDP, Teresa Costa, o distrito “é um dos mais avançados nesta matéria”, já que existem autarquias “com excelentes programas deste género para os munícipes”.

“Mexa-se!” é o lema do Programa Nacional de Promoção da actividade Física e Desportiva organizado pelo IDP, com o grande objectivo de “combater o sedentarismo em Portugal”. Segundo Teresa Costa, Portugal “tem uma das taxas mais elevadas de sedentarismo, no âmbito da União Europeia”. Por isso, o IDP resolveu lançar este programa para que “as pessoas percebam a importância do exercício físico para a saúde”.

Para ajudar a concretizar destes objectivos, o IDP tem como “grandes aliadas” as autarquias, pois são elas que “promovem os programas de actividade física e desportiva junto da população”. As câmaras municipais promovem vários programas abertos à população, como programas de desporto para jovens, nas escolas, e mesmo para idosos. Nesta matéria, o distrito “é um dos mais avançados do país” e tem casos de “verdadeiro sucesso”. São os casos dos programas “Mexa-se!”, no município de Almada, “Alcochet’ Aventura”, promovido pela Câmara de Alcochete, projecto “Escolas Barreiro”, destinado aos alunos do Ensino Básico do concelho do Barreiro, e o Programa “Desporto para Todos”, da Câmara do Montijo.

É também para apresentar esses “exemplos de sucesso de programas de intervenção comunitária”, que o IDP deu hoje início em Palmela, a um ciclo de três acções de formação. A iniciativa destina-se aos técnicos municipais e resulta de um protocolo assinado entre o IDP e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. O objectivo é também “explicar todos os benefícios da prática da actividade física” para que os técnicos possam “funcionar como interlocutores junto do poder político”.

A delegada distrital de Setúbal do IDP refere que a promoção da actividade física “é um investimento e não uma despesa”. “Os custos destes programas são, mais tarde, recompensados”, refere Teresa Costa, até porque resultam numa “população mais activa, saudável e com qualidade de vida”. O IDP acredita que os técnicos “vão dar a perceber aos executivos camarários a importância de investir nestas iniciativas”.

As acções de formação tiveram um “bom acolhimento” por parte das autarquias do distrito e estão a participar, hoje, em Palmela, “muitos técnicos municipais e, mesmo vereadores, de 11 municípios”. No entanto, nos próximos dias, amanhã no Barreiro e na segunda-feira em Grândola, a delegada do IDP de Setúbal garante que vão participar técnicos das 13 câmaras.

“Mexa-se” em Almada

O programa “Mexa-se”, da Câmara Municipal de Almada, é um dos exemplos de sucesso de programas de intervenção comunitária apontados pela responsável da Delegação Distrital de Setúbal do IDP. Segundo o director do departamento desportivo da autarquia, Carlos Leal, “2150 pessoas participaram, até Agosto deste ano, em diversas actividades desportivas”, o que demonstra o “bom acolhimento da população”.

O “Mexa-se” é um programa “aberto e informal”, destinado à população em geral, mas, “sobretudo, aos mais jovens”. Em 2004, a autarquia já realizou cinco acções, no âmbito deste projecto, em vários espaços públicos do concelho. Isto porque, para além de pretender promover a prática do desporto e do exercício físico, esta iniciativa “procura potenciar as condições dos espaços públicos, ao ar livre e fechados, para a realização dessas actividades”.

São várias as actividades que os almadenses podem experimentar neste programa, como, por exemplo, passeios ambientais de bicicleta, ‘fitness’, escalada, orientação, BTT, voleibol e ‘slides’. O desporto radical “é mais convidativo para os jovens”, refere Carlos Leal, mas todos podem participar. Em Agosto, o programa obedeceu às férias dos almadenses, mas regressa em Setembro “com toda a sua força”.

O director do departamento desportivo da Câmara de Almada explica que o “Mexa-se” pretende ser uma “resposta ao desafio comunitário para que o poder local invista na promoção da actividade física e desportiva”. O grande objectivo é “aumentar a taxa de participação desportiva dos almadenses em actividades regulares”, nomeadamente os jovens e a população activa.

Para os jovens, funciona como um “meio de prevenção contra as doenças derivadas do sedentarismo”. Relativamente à população activa, o objectivo é “incentivar ao reinício da actividade física aqueles que, por algum motivo, a interromperam” ou “estimular os que nunca fizeram qualquer tipo de exercício físico”. A prática de desporto e exercício físico “reflecte-se em melhor saúde e qualidade de vida”, e “é isto que é preciso transmitir às pessoas”.

Os técnicos da autarquia de Almada participam na acção de formação do IDP. Esta tarde, em Palmela, apresentaram aos técnicos de outros municípios do distrito os objectivos e os resultados do programa “Mexa-se”. Carlos Leal acredita que os municípios “vão reflectir, em conjunto, sobre as várias experiências” e “trocar ideias que podem, depois, ser adoptadas por cada autarquia”.  

O “Setúbal na Rede” tentou ouvir outras câmaras municipais sobre os programas de promoção de actividade física e desporto para os munícipes. No entanto, não foi possível até ao momento obter quaisquer esclarecimentos. seta-4280720