Regresso às aulas
Escolas básicas de Setúbal podem não
arrancar a 16 de Setembro
As escolas básicas do Agrupamento Escolar Cetóbriga “não vão abrir no dia 16 de Setembro” porque a colocação de professores “está a menos de 50%”. Quem é o garante é a presidente da Escola dos 2º e 3º ciclos de Aranguez, Fernanda Oliveira. Nos restantes agrupamentos do concelho de Setúbal a situação é a mesma, ou seja não há professores suficientes. A presidente diz que nos outros graus de escolaridade “vai ser cumprido o calendário”.
No pré-escolar e no 1º ciclo a situação “está complicada”. Actualmente, “há menos de 50% de colocações confirmadas” o que quer dizer que as escolas “não abrem no dia 16”, mas sim “perto do dia 20”. As escolas do Agrupamento da Ordem de Santiago e de LuisaTodi confirmaram ao “Setúbal na Rede” este problema. O contexto dos vários graus de escolaridade “é diferente”. Enquanto que as turmas das escolas dos 2º e 3.º ciclo funcionam com vários professores, as básicas só tem um, o que “impede o arranque”.
O Ministério da Educação já tinha admitido que o ano escolar não ia começar a 100% e que até 23 de Setembro, as aulas podiam ser substituídas por actividades não lectivas. Ou seja, todos os estabelecimentos de ensino abrem as portas no próximo dia 16, com ou sem professores. No entanto, os agrupamentos contactos pelo “Setúbal na Rede” garantem não ter condições para organizar tais actividades. A professora Benedita, da Escola Ana Castro Osório, e a vice-presidente da Luísa Todi, Idalecia Bastos acrescentam que a tutela “não enviou nenhuma ordem oficial sobre a obrigatoriedade de organizar actividades”.
A Escola dos 2º e 3º ciclos de Aranguez vai abrir no dia 16 de Setembro. Fernanda Oliveira explica que, neste momento, “há um défice de colocação de professores de apenas 10%”, por isso “existem condições para dar início ao ano lectivo”. Contudo, “vão ocorrer algumas falhas que não comprometem o funcionamento normal”. Fernanda Oliveira acredita que entre 13 e 17 “fica completo o quadro de professores”. Já a professora Benedita adianta que “ainda há muitos professores por colocar” na Escola Ana Castro Osório.
Idalecia Bastos explica que, no Agrupamento Luísa Todi, está a decorrer “um Conselho Pedagógico para decidir se os 2º e 3º ciclos arrancam a 16 de Setembro”. Segundo a vice-presidente, o concurso de afectação e destacamento de professores “foi alargado até amanhã” e, por isso, “nada está decidido”.