Vinte e quatro horas a correr na Seixalíada
O concelho do Seixal vai receber, pela 21.ª vez, a Seixalíada. Este ano, conta com uma novidade, que consiste na iniciativa “24 horas a correr” na pista Carla Sacramento, onde vai ter inicio “a festa do desporto”, revela ao “Setúbal na Rede”, um dos membros do movimento associativo, que organiza o evento, Joaquim Mata. A Seixaliada começa no dia 18 de Setembro e termina no dia 9 de Outubro.
O principal objectivo “é conseguir mostrar o movimento associativo”, que segundo Joaquim Mata “está de boa saúde e recomenda-se, apesar de algumas dificuldades financeiras”. A Seixalíada também tem como objectivo “conseguir que o maior número de pessoas pratique desporto”.
As expectativas para esta iniciativa “são muitas”, pois “engloba 53 modalidades, mais oito que o ano passado”, refere Joaquim Mata. A Seixaliada “é uma festa do desporto”, que se realiza “durante três semanas”, na qual podem participar “atletas e pessoas de todas as idades, vindas de todo o país”. O ano passado estiveram presentes dez mil atletas, o que na realidade se traduziu num total de 30 mil participantes. Isto porque, “existem atletas que podem participar em várias modalidades”, explica o membro do movimento associativo.
O investimento está orçamentado “em 82 mil euros”, sendo que a Câmara Municipal de Seixal comparticipou com uma ajuda financeira e logística, de cerca de 75 mil euros. Joaquim Mata revela que “sobrou do ano passado cerca de 350 euros”. Uma empresa “também contribuiu com cinco mil euros” para a Seixalíada. O membro do movimento associativo congratula-se por, “apesar das dificuldades financeiras, ser possível realizar, uma vez mais, esta iniciativa”.