[ Dia 06-10-2004 ] – Barreiro e Moita mobilizam esforços para construção da ER10.

0
Rate this post

Barreiro e Moita mobilizam esforços
para construção da ER10

Os concelhos da Moita e do Barreiro uniram esforços para viabilizar a Estrada Regional 10 (ER10). O vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística do Barreiro, Luís Pedro Cerqueira, assegura que a construção da ER10 “é fundamental para a atracção de investimento para a Margem Sul” e “para a coesão do território”. As autarquias querem ainda “alargar esta via ao Seixal”. O Plano de Pormenor “arranca brevemente”.

As autarquias do Barreiro e da Moita têm desenvolvido, em parceria, “um conjunto de diligências para viabilizar a ER10”, que liga o nó do IC21, no Barreiro, ao IC32 da Moita. Trata-se de uma via “estruturante” que liga duas estradas “cruciais” em termos de mobilidade. A ER10 “já esteve definida no Plano Rodoviário Nacional 2000”, mas “o actual governo retirou-a”.

Contudo, os autarcas da região consideram-na “fundamental e estruturante” porque funciona “como elemento de coesão numa zona que com cerca de 200 mil habitantes”. Além disso, traz associado “um potencial de atracção de investimento na Margem Sul”. A vontade de alargar a via até ao Seixal prende-se com a actual “obrigação de percorrer cerca de 20 quilómetros para alcançar um território” que, por mar, fica a escassas centenas de metros.

Neste momento, as equipas técnicas estão a elaborar o Plano de Pormenor e a versão definitiva “está para breve”. A preocupação das autarquias, agora, “é garantir o espaço necessário para o atravessamento da via”. Isto quer dizer, que os respectivos Planos Directores Municipais (PDM’s) “estão a acautelar possíveis loteamentos e urbanizações”.

Luís Pedro Cerqueira assume o desejo de que o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) “garanta a ER10 como regional” e que “melhore, no futuro, a sua fluidez”. A intervenção do IEP confere ainda a este organismo “a responsabilidade económica sobre as obras”. A ER10 pretende ser uma alternativa à Nacional 11, que atravessa a Baixa da Banheira, pois “corta pela zona rural da freguesia do Vale da Amoreira”.

O “Setúbal na Rede” aguarda uma resposta do presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo.   seta-9474406