Plano de acessibilidades resolve problemas
em Sesimbra
A Câmara Municipal de Sesimbra quer resolver os “graves problemas” trânsito existentes no concelho, através da implementação de um plano de acessibilidades. Segundo o vereador do Planeamento Urbanístico, Augusto Pólvora, o plano avalia os problemas e aponta propostas para um “conjunto de intervenções prioritárias”, quase totalmente financiadas pelos promotores do projecto de revitalização da Mata de Sesimbra.
A concretizarem-se as obras previstas, as acessibilidades no concelho vão “melhorar significativamente”, assegura Augusto Pólvora. O Plano de Acessibilidades ao concelho de Sesimbra resulta de uma “imposição” da autarquia aos promotores do projecto da Mata de Sesimbra. Um empreendimento com esta dimensão e com tanta importância em termos económicos e turísticos para o concelho, “tem de ser acompanhado por uma boa rede de acessibilidades”. Por isso, são os promotores deste projecto que “vão suportar os custos das infra-estruturas previstas”.
O plano pretende, assim, melhorar não só a acessibilidade externa, mas também a circulação interna e acessibilidades em termos de transportes públicos. Além disso, pretende “dar uma resposta aos problemas de estacionamento e de acesso às praias”. O concelho encontra-se “estrangulado nos acesso à A2 e às pontes Vasco da Gama e 25 de Abril”, refere o autarca. Os sesimbrenses não têm acessos directos a estas vias principais e “os acessos internos também não são as melhores”. “Um destino turístico como é Sesimbra não pode comportar mais este tipo de problemas”, remata.
A duplicação da EN 378 até ao Marco do Grilo é uma das intervenções consideradas “prioritárias” no plano de acessibilidades. Outra infra-estrutura importante a construir é uma via circular que vai ligar o Marco do Grilo ao Nó de Negreiros, na EN 10, e com outra ligação entre o Nó de Negreiros e o Nó de Coina, na A2. Relativamente a este troço, a autarquia coloca a “possibilidade de ser entregue à exploração pela Brisa”, pelo que estão a decorrer “negociações” entre a Câmara de Sesimbra e aquela concessionária do Estado.
De forma a melhorar o acesso às praias, o plano aponta para a construção de uma variante que vai ligar a EN 379 à EN 378. Este troço prevê uma ligação entre Calhariz, Alto das Vinhas e Carrasqueira, com alargamento à Lagoa de Albufeira e com acesso às praias do Meco. Numa segunda fase, há ainda a possibilidade de se construir uma variante a poente da EN 378, no troço entre o Fogueteiro e o Marco do Grilo. O objectivo desta infra-estrutura é “garantir um melhor acesso da parte sul do concelho à rede ferroviária”, ou seja, às estações de Coina e Fogueteiro.
A pensar na aposta numa rede de transportes colectivos, públicos ou privados, a autarquia vai também “asfaltar e melhorar” a via que liga Casal do Sapo ao Alto das Vinha. Augusto Pólvora considera mesmo que esta estrada “é privilegiada” para estes transportes. Também a estrada que vai permitir um melhor acesso às praias deverá ter três faixas de rodagem, uma das quais reservada para o transporte colectivo de passageiros.
Para melhorar os problemas de estacionamento, “há vários locais definidos no plano” que podem ser futuras localizações de parques de estacionamento periférico, como, por exemplo, no Marco do Grilo. Para o interior da vila, onde os problemas de estacionamento são “mais dramáticos”, Augusto Pólvora sublinha que “há projectos em curso” para aumentar a oferta de lugares, como é o caso do parque de estacionamento com capacidade para 350 lugares, no edifício Mar da Califórnia, que “vai entrar em funcionamento até ao final do ano”.
O Plano de Acessibilidades ao Concelho de Sesimbra foi coordenado por Nunes da Silva, um especialista em transportes e professor no Instituto Superior Técnico. A câmara promove, amanhã, um debate com a população, no âmbito da Discussão Pública do plano. O objectivo é ouvir a opinião da população e sugestões a incluir no plano.