ASSENTO PARLAMENTAR
por Alberto Antunes
(Deputado do PS eleito pelo distrito de Setúbal)
Distrito de Setúbal
É inaugurado, pelo actual Governo, a ligação ferroviária entre o Fogueteiro e Setúbal. A partir de agora será possível a deslocação de comboio de Setúbal ao Areeiro. Que fique claro que tudo resulta de decisões assumidas pelos governos do Partido Socialista que não só aprovaram os projectos como lançaram os concursos de construção da via até Setúbal.
Aos Governos do PSD os setubalenses apenas poderão estar reconhecidos pelo atraso nas negociações com o operador que vai efectuar as ligações e que, caso estas tivessem sido mais céleres, poderiam ter iniciado ligação desde Junho passado.
Tal como também se deve aos governos do PSD a decisão de não considerar a ligação, pelo menos, até ao Pinhal Novo como suburbana e consequentemente servida por menor número de composições.
Mas se, no decorrer da presente semana, o Governo inaugura, com pompa e circunstância, uma obra que outros governos projectaram e realizaram, a verdade é com esta obra exigia a continuação de projectos e obras que deviam complementar este traçado para o desenvolvimento da Península de Setúbal.
Referimo-nos, entre outras, à renovação e electrificação da via ferroviária Pinhal Novo-Barreiro e ao lançamento do concurso para a 3ª travessia rodo-ferroviária Barreiro-Chelas.
Com estas obras no terreno a inauguração da obra dos governos PS assumiram uma outra dimensão.
Infelizmente, nesta como na maior parte das áreas, os governos do PSD decidiram para o desenvolvimento e modernização do distrito.
Desde a aposta no Turismo, passando pela confrangedora situação da educação tudo parou, quando não andou para traz.
É necessário um novo alento e um novo impulso para que o país e o distrito possam retomar o curso do seu desenvolvimento normal.
Possivelmente isso só acontecerá com um novo governo e uma nova maioria.
É pena!
Quem perde é o distrito e o país!