[ Dia 07-10-2004 ] – Câmara do Seixal aposta no desporto nas escolas do 1º ciclo.

0
Rate this post

Câmara do Seixal aposta no desporto
nas escolas do 1º ciclo

A Câmara Municipal de Seixal vai apostar no desporto escolar, nas escolas do 1º ciclo do concelho. Segundo o vereador do Desporto, Joaquim Santos, o projecto tem como objectivo “conseguir uma melhor interacção entre alunos e professores”. Os docentes “vão ter acções de formação dadas por técnicos da autarquia” para conseguirem “dar aulas de Educação Física”. O investimento vai ser de “cerca de 250 mil euros” e “vai arrancar ainda este mês”.

O projecto abrange cerca de “7 mil crianças das 34 escolas” do concelho. As acções de formação que vão ser dadas por técnicos da câmara “não são de forma nenhuma para substituir” os professores, mas sim “conseguir ajuda-los a dar aulas” de Educação Física. Joaquim Santos adianta que vão existir várias actividades, como “jogos tradicionais, atletismo, natação e patinagem”. A iniciativa também “permite às crianças criarem hábitos de higiene e formação cívica”, explica o autarca.

Segundo o vereador, o “Projecto de Apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico” garante aos alunos e aos professores “uma maior ligação, para além das habituais aulas”. O projecto também ajuda “ao convívio entre turmas nas escolas” e entre “os diversos estabelecimentos escolares do concelho”.

Existem ainda dois sub-projectos, como “As Primeiras Braçadas”, que consiste “em ensinar os alunos a nadar”, na Piscinas Municipais na Amora e em Corroios. O ano passado, “3500 crianças estiveram neste projecto”, e “80% não sabiam nadar”. Este ano há o “mesmo número de inscritos” até porque este “o número máximo de vagas”. O segundo sub-projecto é “Brincar ao Atletismo” e decorre no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. Em 2003, cerca de “2000 alunos fizeram atletismo”, mas este ano “existem mais inscrições”.

Apenas os alunos dos 3º e 4º anos “podem participar neste dois sub-projectos” porque os aparelhos existentes “são mais apropriados para esta faixa etária”. De acordo com o vereador, no que diz respeito à natação, “era mais fácil” abranger os 1º e 2º anos, mas “infelizmente a autarquia não tem condições”. Joaquim Santos refere que estas iniciativas “são um esforço municipal” e que “as interessadas deste projecto são as escolas”, a câmara “é apenas um parceiro”.

O autarca critica o facto de “não existir nenhuma comparticipação do Ministério da Educação”, pois este “é o responsável por estes assuntos”. A câmara “é que está a suportar todo o investimento há cerca de 20 anos”, pois a educação “é uma prioridade” para a autarquia. Joaquim Santos refere mesmo que “é incompreensível não existir nenhum apoio”, já que os resultados “ao nível do aproveitamento escolar são os melhores”. O Seixal “é o melhor concelho do país” e estes “não são dados da câmara”, mas sim do Ministério da Educação.seta-9624441