ADREPES aposta no turismo vitivinícola em Setúbal
A Rota de Vinhos da Península de Setúbal Costa Azul vai integrar uma rota internacional com duas regiões vitivinícolas de França e Espanha. Segundo a coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), Manuela Sampaio, o projecto tem como objectivo “a criação de um verdadeiro destino turístico baseado no enoturismo”. O projecto prevê a promoção conjunta dos territórios vitivinícolas da Península de Setúbal, Languedoc (França) e Bajo Guadalquivir (Espanha).
Como entidade gestora do programa Leader + na Península de Setúbal, a ADREPES temo como missão “o desenvolvimento de vários projectos no sentido do desenvolvimento rural da região”. Um dos eixos do Leader + consiste na criação de projectos de cooperação entre grupos de acção local ou com parceiros estrangeiros. É no âmbito do denominado “vector 2” daquele programa que surge o projecto transnacional sobre “Turismo Vitivinícola e Património Mediterrânico”.
Este projecto de cooperação com parceiros franceses e espanhóis visa “promover o turismo nas rotas de vinho dos três territórios em causa”, refere Manuela Sampaio. “Em primeiro lugar, é preciso organizar rotas coerentes”, explica, para depois “se encontrarem formas de as promover, em conjunto, nos países do norte da Europa, Canadá, Japão e E.U.A”. Um dos meios de promoção “pode ser a criação de uma brochura” para se dar a conhecer estes territórios.
No entanto, a coordenadora da ADREPES salienta que o projecto está ainda “numa fase muito inicial”, pois “só agora vão começar as reuniões de trabalho com os parceiros estrangeiros”. Manuela Sampaio realça que “só depois de se conhecerem todas as rotas e as suas potencialidades” é que se poderá decidir “como se vai promover e que tipo de materiais vão servir para a promoção”.
Assim, delegações dos franceses de GAL Coleurs d’Orb en Languedoc e dos espanhóis de uma associação que trabalha no Baixo Guadalquivir vão visitar, entre 13 e 16 de Outubro, a Península de Setúbal. Para além da realização de várias reuniões de trabalho, “estão previstas visitas às adegas da Rota de Vinhos Costa Azul” e ao património ligado ao vinho.
Numa fase mais avançada, o projecto prevê “acções de reabilitação do património histórico e valorização dos produtos locais”. Vão haver também programas formação para os agentes locais, de forma a qualificar a oferta turística, bem como se vão criar, promover e comercializar produtos turísticos ligados à temática vitivinícola e ao enoturismo.
A necessidade desta promoção conjunta surge por ser mais económico e mais eficaz. No entender de Manuela Sampaio, “o consumidor mostra-se mais interessado se a oferta for mais diversificada”. Assim, há a possibilidade de “atrair mais turistas a Setúbal”, o que vai “contribuir para o desenvolvimento económico da região”. Além disso, a sinergia permite “reduzir os custos das acções de promoção”.