Setcom comemora 18 anos com novas apostas
O 18.º aniversário da Setcom apresenta “a consolidação da empresa”, nomeadamente “na área de logística e assistência técnica”. O administrador Armando Jones explica que este é o momento certo “para apostar na visibilidade do grupo perante os consumidores finais”. Entre 2004 e 2005, a Setcom “vai lançar produtos capazes de alcançar este objectivo”. Ontem, o chefe de gabinete do ministro de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho, Pedro Madeira Rodrigues, visitou as instalações.
A Setcom fez para a Novabase o novo sistema de bilhética dos Metros de Lisboa e Porto e colaborou, com a Pararede, nos sistemas de gestão de filas de espera. Contudo, os consumidores finais “não conhecem o papel do grupo no desenvolvimento destes produtos”. A Setcom quer ainda ganhar realce junto dos consumidores institucionais. Armando Jones frisa que o grupo já faz trabalhos para entidades institucionais, mas “em regime de sub-contrato”. O próximo passo “é responder directamente aos concursos”.
O administrador garante que o grupo da Quinta do Anjo tem “produtos capazes de chegar aos consumidores”. Nos últimos dois anos, o grupo desenvolveu, na área do cabo, “uma nova segmentação, a dos descodificadores digitais”. “É esse o próximo lançamento e aposta da Setcom”, garante o administrador. Os descodificadores actuais vão também ser alvo de uma “actualização”.
Na área da video-vigilância estão a apostar forte “no desenvolvimento de produtos próprios mas também na integração de produtos de terceiros”. Em 2005 e 2006 prevêm-se “oportunidades”, ao nível dos serviços de logística integrada especializada e no mercado de consumo. A integração na região “é claramente para continuar”, conforme já tinha mencionado ao “Setúbal na Rede” o administrador delegado da Setcom, Olímpia Lourenço. O tecido industrial da Península de Setúbal “não está saturado, ao contrário da zona de Lisboa”. Além disso, a flexibilidade é “vital” para o desenvolvimento empresarial e a cultura laboral dos trabalhadores da zona “compreende isso”.
A visita de Pedro Madeira Rodrigues “é uma forma de reconhecimento do Governo, pelo trabalho desenvolvido pela Setcom”, frisa o administrador. O volume de negócios “mantém-se estável, bem como o resultado líquido” e o grupo “tem uma história de sucesso”. Com 100% de capitais nacionais, trabalha para a Nokia e para a Cabovisão. A empresa “sente a crise e esta condiciona o crescimento” mas, paralelamente, “o desenvolvimento da Setcom não está em causa”.
Para assinalar 18º Aniversário, a Setcom inaugurou, ontem, uma exposição de pintura colectiva de Isabel Laginhas, Assunção Roxo, João Antas e Victor Belém. O presidente do Conselho de Administração, Jorge Calheiros, considera que a presença dos quadros nas instalações “traz uma área diferente da que os funcionários da Setcom estão habituados”. “É uma forma de mostrar que vertentes diferentes são complementares”, remata Jorge Calheiros.