[ Dia 05-11-2004 ] – Equipa do Vitória dá início ao projecto “Bíblia Manuscrita” em Setúbal.

0
Rate this post

Equipa do Vitória dá início ao projecto
“Bíblia Manuscrita” em Setúbal

Na véspera do importante jogo com o Benfica, a contar para a nona jornada da Superliga, a equipa do Vitória de Setúbal é convidada de honra para o início do projecto “Bíblia Manuscrita”. Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Bíblica de Portugal (SBP). De acordo com o membro da equipa coordenadora do projecto em Setúbal, Emanuel Esteves, o objectivo é “desafiar todos os portugueses, independentemente das crenças religiosas, a escrever à mão um ou dois versículos bíblicos”.

O pontapé de saída do projecto “Bíblia Manuscrita” será dado amanhã, dia 6 de Novembro, em todas as capitais de distrito do país. A SBP, já com cerca de 200 anos de existência, “tem como missão publicar e divulgar a Bíblia”. No seguimento destes objectivos, surgiu a ideia de “convidar todos os portugueses a manuscreverem partes da Bíblia”. “Todos podem participar”, sublinha Emanuel Esteves, pois a iniciativa “não é restrita a qualquer igreja”. A comprovar, está o facto de os próprios membros da equipa coordenadora pertencerem, por exemplo, às Igrejas Católica, Adventista do Sétimo Dia e do Jubileu.  

Durante vários séculos, os textos bíblicos eram escritos à mão pelos chamados copistas, nos mosteiros. Por isso, para além de constituir uma forma “digna” de fazer a divulgação dos textos sagrados, este projecto tem “o grande simbolismo de fazer reviver a realidade histórica da Bíblia”. No final, os volumes construídos pelos “milhares de participantes esperados pela organização”, vão ser encadernados e colocados à disposição para exposições. Uma cópia será oferecida à Biblioteca Nacional e “será feito um volume especial com os nomes de todas as pessoas que venham a participar na escrita à mão da Bíblia”.  

Cada capital de distrito terá a funcionar um “Scriptorium” que é “o nome dado ao local onde os copistas modernos vão manuscrever os versículos bíblicos”. Em Setúbal, o Scriptorium vai funcionar na Câmara Municipal, nas próximas três semanas, e terá como primeira copista do século XXI a governadora civil do distrito de Setúbal. Depois, será a vez da equipa do Vitória de Setúbal que, segundo Emanuel Esteves, foi escolhida pelo “grande impacto que tem na comunidade setubalense”.

A SAD do Vitória de Setúbal “acolheu muito bem” o convite feito pela equipa coordenadora de Setúbal, “apesar de ter um jogo de grande importância no domingo, frente ao Benfica”. O clube sadino vai “honrar” a “pequena cerimónia de abertura” do “Scriptorium” de Setúbal e junta-se a nomes como Marcelo Rebelo de Sousa, Maria Barroso, Agustina Bessa Luís e Eunice Munoz que apoiam o projecto, a nível nacional. De referir ainda que, em Lisboa, o Presidente da República, Jorge Sampaio, será o primeiro a escrever à mão um ou dois versículos da Bíblia. seta-4201229