[ Dia 11-11-2004 ] – PSD critica obras de alcatroamento em São Simão.

0
Rate this post

PSD critica obras de alcatroamento em São Simão

O presidente do Núcleo de Azeitão do PSD, Fernando Monteiro, classifica como “terceiro mundista” o recente trabalho de alcatroamento de ruas, realizado na Freguesia de S. Simão. A coligação PSD-CDS/PP deslocou-se esta manhã a S. Lourenço e a S. Simão, na sequência das visitas que tem realizado às freguesias do concelho de Setúbal, e denunciou uma situação “vergonhosa”.

Fernando Monteiro refere que a Junta de Freguesia de S. Simão e a Câmara Municipal de Setúbal, responsáveis pelas obras, “limitaram-se a alcatroar as ruas”, sem construir passeios e esgotos. Para além disso, há rampas de acesso às casas e às garagens dos moradores “com cerca de 30 centímetros de altura”, que chegam até à estrada e “podem constituir um perigo” para os automobilistas que conhecem mal a zona, sobretudo durante a noite.

As obras foram concluídas no início do Verão, nas ruas dos Marinheiros, do Pôr-do-sol, da Revolução e Padre Cruz. O presidente do Núcleo de Azeitão do PSD receia que, com a chegada do Inverno, possam ocorrer inundações na freguesia, já que, para além de não existir um sistema de escoamento das águas, algumas casas ficam abaixo do nível da estrada. Fernando Monteiro diz que a população ficou “estupefacta” ao aperceber-se de que os trabalhos de alcatroamento tinham terminado.

O responsável apela à mobilização da Câmara de Setúbal e da Junta de S. Simão para a resolução do problema, pois considera “inadmissível que em pleno século XXI ainda se façam obras assim”, que “só se vêem em países do Terceiro Mundo”. A coligação critica ainda a recente substituição dos espaços verdes das placas de alguns cruzamentos e entroncamentos da freguesia de São Lourenço por cimento, que foi pintado de verde. Fernando Monteiro considera que “o caso mais grave” se verifica na Estrada Nacional, no desvio para Picheleiros.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Lourenço, Henrique Gonçalves, defende que “o objectivo desses trabalhos foi regular o trânsito” e “criar escapatórias para o tráfego fluir com mais organização”. Para além da substituição da relva por cimento, “foram feitas alterações à estrutura das placas” e foi colocada sinalização vertical que, “até ao momento, não existia”.

Henrique Gonçalves diz ainda que as pessoas “não usufruíam desses espaços verdes” por serem “pequenos espaços de terra que não estavam devidamente organizados”. A substituição por cimento “dá um ar mais limpo” à zona. Quanto ao caso dos Picheleiros, o presidente refere que a Junta de Freguesia de São Lourenço “tenciona que aí seja colocado um arranjo de floreiras”, já que é uma placa de maior dimensão.

O “Setúbal na Rede” tentou obter declarações da presidente da Junta de Freguesia de São Simão, Celestina Neves, mas, até ao momento, não foi possível estabelecer o contacto.seta-4202587