[ Dia 10-11-2004 ] – XV Corta-Mato Cidade de Amora selecciona atletas para o Europeu.

0
Rate this post

XV Corta-Mato Cidade de
Amora selecciona atletas para o Europeu

O XV Corta-Mato “Cidade de Amora Cross Internacional” “vai seleccionar atletas para representar a Selecção Nacional” no Campeonato Europeu de Corta Mato, em Dezembro, na Alemanha, refere o técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, Bernardo Manuel. Desta prova de corta-mato “espera-se que tenha o nível dos ‘cross’ dos anos anteriores, já que melhor é difícil”, salienta. A prova realiza-se no próximo dia 14 de Novembro, na Quinta da Atalaia.

Para o vereador do Desporto, Joaquim Santos “é um prazer realizar pela 15.ª vez” o corta-mato. Mesmo “com muitas dificuldades e esforços, vai realizar-se”. Os objectivos “de certeza que vão ser atingidos” visto que, até ao momento, “já se inscreveram 1600 atletas”. O vereador reconhece que o desporto no concelho “está bem e recomenda-se”, mas “é preciso continuar a fazer estas iniciativas para embelezar o desporto”. Para isso contribuem também “a Seixalíada, o Corta-Mato Escolar e o Troféu de Atletismo do Seixal”.

Joaquim Santos refere ainda que o apoio do Movimento Associativo do concelho, dos atletas e da Festa do Avante “foram muito importantes” para realizar este evento. O vereador espera que o corta-mato deste ano “seja ainda melhor” que o do ano passado. Para a presidente da Junta de Freguesia de Amora, Odete Gonçalves, esta prova “é mais uma vez uma grande festa do desporto”, no concelho. A qualidade dos participantes “também é muito importante” e “gratifica a freguesia de Amora pelos atletas nacionais e internacionais que participam”.

Segundo o presidente da Associação de Atletismo de Setúbal Manuel Aguiar, o atletismo no distrito “é de qualidade”. Mas “é preciso fazer algo para que este tipo de desporto não acabe”. O presidente salienta que “é gratificante” existir no distrito de Setúbal “algumas provas importantes”, nomeadamente o Campeonato Nacional de Juvenis, no Seixal, e o Campeonato Nacional Marcha em Estrada, na Baixa da Banheira.

Manuel Aguiar salienta também que “é preciso investir mais na área de formação”, caso contrário “não pode haver grandes atletas de alta competição”. Esta situação “é uma grande preocupação” do responsável.

No XV Corta-Mato “Cidade de Amora” os atletas masculinos que podem vir a ser seleccionados, para representar Portugal são Mário Teixeira, do Sporting Clube de Portugal, Ricardo Ribas, da Skoda MC, Manuel Silva, do A R D Gémeos Castro. As atletas femininas são Jessica Augusto, do Sporting Clube de Braga, Vanda Ribeiro, do N D C Gouveia. Marina Bastos, do Maratona C P. ainda “é uma atleta que está por confirmar”, refere o técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, Bernardo Manuel. seta-6092230