[ Dia 17-11-2004 ] – Novo cemitério de Aiana, em Sesimbra, está pronto a funcionar

0
Rate this post

Novo cemitério de Aiana, em Sesimbra,
está pronto a funcionar

O cemitério de Aiana, em Sesimbra, “está pronto a funcionar” e, de acordo com o vereador das Obras Municipais, Alberto Gameiro, “o primeiro funeral vai acontecer hoje à tarde”. O novo cemitério “é semelhante” ao que foi construído, recentemente, na Quinta do Conde. Tem “um espaço relvado” e as campas “são compostas por caixas de cimento”, que “vão ter apenas 30 centímetros de terra”. O custo da obra foi de cerca de 900 mil euros.

Com a entrada em funcionamento do novo cemitério vai iniciar-se a “desactivação do antigo que se encontra dentro das muralhas do Castelo de Sesimbra”. A câmara pretende “libertar gradualmente aquele espaço”. Segundo o vereador Alberto Gameiro o velho cemitério “já não reunia boas condições”.

Além disso, o espaço “deixou de ser suficiente”, tendo em conta o “aumento da população” da freguesia do Castelo. Alberto Gameiro explica que os corpos que estão no castelo “não vão ser transladados”. O que vai acontecer é que “vão permanecer ali até estarem totalmente decompostos”.

Em relação às campas que foram compradas, a autarquia “vai analisar e fazer um levantamento da conservação das mesmas”. A câmara quer saber “quantas estão abandonadas” para depois “tomar uma decisão consoante cada caso”. Em relação ao espaço, o autarca diz que a Câmara Municipal de Sesimbra “ainda não sabe o que vai fazer com o antigo cemitério do castelo”, pois “é uma decisão que ainda tem de ser ponderada e estudada”. seta-5259402