Prémio de Qualidade da AMDS
atribuído ao Museu de Palmela
A Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMDS) atribuiu o Prémio da Qualidade ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela. Este serviço público tem como objectivo “divulgar o património do concelho” e “promover uma cultura de qualidade”. Segundo a AMDS, o serviço educativo também “dá uma grande importância às crianças”, visto que “é necessário incutir nas crianças a importância do património”.
O presidente da AMDS, Carlos de Sousa, considera que os esforços feitos pelos municípios “são muito importantes”, pois “é essencial valorizar e modernizar os serviços existentes”. Carlos de Sousa refere que todos os participantes “estão de parabéns”, visto que “apresentaram excelentes projectos”. Nesta cerimónia, “não há vencedores, nem vencidos”, pois “não existe competição”, mas sim “um elemento pedagógico”, segundo o qual as autarquias “valorizam, distinguem e mostram um trabalho sério”.
Com os projectos apresentados, as autarquias demonstram que “podem prestar um melhor atendimento aos munícipes”. O reconhecimento destes projectos pretende alertar para a “necessidade de aparecerem mais deste género”. O facto de existir uma grande participação de jovens é uma “mais valia” pelo “entusiasmo” que foi apresentado e também pela “grande qualidade”, refere o presidente.
Carlos de Sousa não deixa de salientar o facto de a AMDS “estar numa fase de transição”. A nova legislação para as áreas metropolitanas faz com que deixe de ser Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal, para passar a ser “Associação dos Municípios da Península de Setúbal”. Assim, a associação passa “a integrar apenas os nove concelhos da península”, já no primeiro trimestre de 2005.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, que foi o anfitrião da entrega dos prémios da AMDS, salienta que estes projectos pelas autarquias “são de qualidade e prestam um óptimo serviço às populações”. O autarca sublinha “a mais valia que foi a ajuda prestada pelos alunos do 12º ano da Escola Profissional Bento Jesus Caraça, no Barreiro”. Alfredo Monteiro critica o facto de em Portugal “existir pouco investimento nas escolas profissionais”. No que diz respeito à futura escola profissional para o concelho do Seixal, garante que “está para muito breve”.