[ Dia 09-12-2004 ] – Costa da Caparica elevada a cidade

0
Rate this post

Costa da Caparica elevada a cidade

A freguesia da Costa da Caparica foi hoje elevada a cidade. O presidente da junta, António Neves, afirma que esta decisão demonstra “mais respeito e responsabilidade para quem decide, desde Almada até ao Governo Central”. No entanto, afirma que apesar do crescimento da freguesia, que originou a elevação a cidade, “o desenvolvimento fica ainda muito ao lado”. 

António Neves salienta que “o tratamento da vala e a construção da Avenida Atlântica são as únicas obras realizadas em 30 anos na Costa da Caparica”. “Para uma terra com condições impares é pouco”, para além de representar uma “falta de respeito”. O autarca afirma que “é altura das entidades competentes fazerem algo”, porque, “infelizmente, a Costa não tem lobbies”.

O processo de elevação a cidade da Costa da Caparica iniciou-se por proposta do PPD-PSD e “foi aprovado na Assembleia da República com voto contra do PS”. A Costa da Caparica deveria ser elevada a cidade no próximo dia 17 de Dezembro, contudo, “com a dissolução da Assembleia da República, essa decisão ficou tomada hoje”, sublinha António Neves.

O autarca considera que é uma decisão “importante”, porque “há obras para se fazer na zona marítima, no Centro de Saúde e para construção de uma nova estrada”. Agora que a Costa da Caparica passa a cidade, talvez “estes entraves possam ser desbloqueados”, embora “ainda fiquem muitas coisas por fazer”, lamenta António Neves.

A Costa da Caparica tem uma “segurança complicada”, tem um Centro de Saúde “ultrapassado” e “as acessibilidades são péssimas”. Na época balnear a Costa da Caparica “é visitada por muitos milhares de pessoas”, que “demoram horas e horas a chegar às praias devido às poucas acessibilidades existentes”. Além disso, o mercado “não está actualizado” e “a cidades não merecia”, pois a Costa da Caparica é “o grande manto de ouro da Câmara Municipal de Almada”, garante António Neves.  seta-3688386