[ Dia 07-12-2004 ] – Ipodec garante que cidade de Setúbal está “mais limpa”.

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Ipodec garante que cidade de Setúbal
está “mais limpa”

A Ipodec, empresa concessionária da limpeza urbana em Setúbal, desde Novembro de 2003, faz um balanço “muito positivo” do primeiro ano de concessão. O responsável da empresa, Carlos Raimundo, garante ao “Setúbal na Rede” que “hoje a cidade está mais limpa” e o grau de satisfação dos setubalenses com a limpeza “é muito maior”. No entanto reconhece que “há ainda aspectos negativos que têm de ser melhorados”.

A deposição de resíduos junto dos ecopontos, sobretudo por parte dos estabelecimentos comerciais, e os dejectos de animais são “os pontos mais negativos” apontados por Carlos Raimundo. É preciso um “esforço colectivo para melhorar estes comportamentos das pessoas”, refere, pois “não basta a intervenção permanente dos 55 funcionários da Ipodec que limpam as ruas da cidade”. As pessoas saem com os animais à rua e depois “não limpam os dejectos” que se espalham e “sujam as ruas da cidade”. Esta é uma atitude cívica que, no entender de Carlos Raimundo, “precisa de ser mudada”.

Outro aspecto onde a Ipodec nota uma “alteração negativa de comportamentos” está relacionado com o aumento do número de ecopontos no concelho. O aumento destes equipamentos, “ao invés de representar um bem para a cidade, levou a um aumento de pontos onde há problemas”, devido ao comportamento “incorrecto” dos cidadãos. “São sobretudo as pessoas dos estabelecimentos comerciais que depositam os resíduos fora do ecoponto”, e, “apesar do trabalho permanente da Ipodec, torna-se impossível manter os ecopontos limpos”.      

No entanto, de um modo geral, o responsável da Ipodec considera que houve “melhorias significativas na limpeza da cidade” e, hoje, Setúbal é uma cidade “completamente diferente do que estava há um ano”. O feed-back relativamente às expectativas dos setubalenses também é “muito bom”. Segundo informações recebidas pela empresa, os setubalenses “parecem estar muito satisfeitos com as melhorias” e reconhecem que, desde a chegada da Ipodec, “a cidade está muito mais limpa”.

Nos primeiros três meses da actuação da empresa, as reacções das pessoas começaram por ser “um pouco negativas”, pois diziam “não notar diferenças na cidade”. O próprio vereador da Higiene e Limpeza, André Martins, chegou a criticar a qualidade do serviço prestado. Carlos Raimundo acredita que isto se deveu ao facto de as pessoas terem criado “muitas expectativas” por a cidade estar “terrível”, em termos de higiene e limpeza. “Foi uma altura de muita pressão para a Ipodec”, recorda, mas “agora já se sente o reconhecimento dos setubalenses pelo qualidade do serviço”.

O responsável alerta ainda que a limpeza é uma área onde “há sempre algo por fazer” e também “depende muito do comportamento das pessoas”. Ainda assim, a Ipodec começa a notar que “os setubalenses já têm um maior cuidado para não sujar a cidade” e reconhecem que este é um “factor essencial para a manter limpa”

A Ipodec tem 55 operacionais que, “de um modo quase permanente”, fazem a limpeza no centro histórico e principais artérias da cidade de Setúbal. Carlos Raimundo refere que, “entre as 23:00h do dia anterior e as 14:00h do dia seguinte, há sempre gente na rua a trabalhar”. O horário nocturno destina-se, sobretudo, à recolha de lixo e limpeza de contentores e moloks, enquanto no horário diurno se faz a varredura da cidade. Os contentores são lavados mensalmente e os moloks de 15 em 15 dias.

O “Setúbal na Rede”aguarda ainda um pedido de declarações dirigido ao vereador da Higiene e Limpeza, André Martins.seta-5073348